Base de dados : LILACS
Pesquisa : SP8.473.654.692.792 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 570 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 57 ir para página                         

  1 / 570 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
experimentalDocumentos relacionados
Id: 713182
Autor: Silva, Alessandro Izidoro da.
Título: Aspectos da produção científica da vigilância sanitária de medicamentos / Aspects of scientific production on medicines sanitary surveillance.
Fonte: São Paulo; s.n; 2013. 285 p. tab.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Introdução Sabe-se que a cadeia do produto farmacêutico é extensa, ampla, dinâmica e que é influenciada constantemente por diversos campos da sociedade. O estudo do risco envolvido em todo o ciclo de produtos farmacêuticos (da produção à pós-comercialização) é relevante diante das incertezas proporcionadas pela Ciência. A criação do SUS, os escândalos da falsificação de medicamentos, a consequente instauração da CPI dos medicamentos, o controle social, a implantação da Política de Medicamentos, o surgimento dos medicamentos genéricos, o advento da Anvisa e todo arcabouço legal advindo destas transformações deram força à democratização do País e a transparência da Gestão Pública. Objetivo Avaliar artigos científicos nacionais sobre aspectos da Vigilância Sanitária de Medicamentos a partir da criação do SUS (1990) até 2011. Métodos Pesquisa nas bases de dados: Lilacs, PubMed/Medline, Embase, Ipha, Web of Science e Scopus e seleção de artigos relacionados à Vigilância Sanitária de Medicamentos publicados entre 1990 e 2011. Resultados e Discussão - A esfera nacional das ações de Vigilância Sanitária foi a de maior foco de estudo (55,83 por cento ). O eixo Produção foi o mais pesquisado (50,92 por cento ) e a categoria mais estudada foi Prescrição e Dispensação (15,34 por cento ). É preocupante o reduzido número de artigos sobre Distribuição, Transporte e Armazenamento Os medicamentos de maior interesse para estudo foram os fitoterápicos (29,41 por cento ). Os autores da região Sudeste do Brasil foram os que mais publicaram (56,44 por cento ). Este fato pode estar relacionado à concentração econômica-industrial e a presença de pólos acadêmico-tecnológicos avançados nesta região geopolítica brasileira. Conclusão- A análise dos achados, opiniões e conclusões de diversos autores distribuídos pelo Brasil mostrou a ausência de qualidade, eficácia e segurança de alguns medicamentos disponíveis no mercado com inerente risco ao paciente.(AU)
Descritores: Vigilância Sanitária
Vigilância de Produtos Comercializados/normas
Técnicas
Preparações Farmacêuticas/normas
-Vigilância Sanitária de Produtos
Brasil
Sistema Único de Saúde
Legislação de Medicamentos
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência
BR67.1; MTR, 1999. 54670/2013. CM


  2 / 570 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
experimentalDocumentos relacionados
Id: 706167
Autor: Carvalho, Ana Paula Moura Guimarães; Hackbart, Helen Cristina dos Santos; Souza, Michele Moraes de; Badiale-Furlong, Eliana.
Título: Emprego de casca de arroz como adsorvente para execução de técnica de MSPD para determinar aflatoxinas em cebolas / Use of rice husk as an adsorbent for performing MSPS techinique for determining the aflatoxins occurrence in onion
Fonte: Rev. Inst. Adolfo Lutz;71(4):630-637, out.-dez. 2012. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Foi estudada a extração simultânea de aflatoxinas (AFLAs) B1, B2, G1 e G2 em cebolas por meio de técnica de dispersão da matriz em fase sólida (MSPD), utilizando-se a casca de arroz como adsorvente. A identificação e quantificação das aflatoxinas foram realizadas empregando-se cromatografia em camada delgada de alta eficiência (CCDAE) e cromatografia líquida de alta eficiência acoplada ao detector de fluorescência (CLAE-FL). O melhor adsorvente foi constituído de mistura de casca de arroz: terra diatomácea (1:1)(p/p), empregado na proporção de 1:1 (p/p) com a massa de amostra e a mistura clorofórmio: metanol (5:25) (v/v) como eluente. A metodologia mostrou limites de detecção que variaram de 0,05 a 1 μg.kg-1,de exatidão entre 78 e 93 por cento, e coeficientes de variação compreendidos entre 11 e 14 por cento. Após a validação, a metodologia foi testada quanto à sua aplicabilidade para determinar a ocorrência das aflatoxinas em amostras de cebola, as quais foram classificadas segundo a norma do MAPA. A contaminação com aflatoxina foi verificada em 43 por cento das amostras analisadas com teor máximo de 90μg.kg-1 de AFLAB2. (AU)
Descritores: Oryza sativa
Técnicas
Aflatoxinas
Cebolas
Cromatografia Líquida
Responsável: BR91.2 - Centro de Documentação


  3 / 570 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
experimentalDocumentos relacionados
Id: 703202
Autor: Zambonato, Bianca P; Daemon, Erik; Prezoto, Fábio.
Título: An alternative technique for individual marking of orb-web spiders / Uma técnica alternativa para a marcação individual de aranhas orbitelas
Fonte: Rev. etol. (Online);9(1):3-5, jan. 2010. ilus.
Idioma: en.
Resumo: A technique is proposed for individually marking orb-web spiders aiming at facilitating the identification of the individuals on their webs. To check the efficiency of the method, 17 females and 30 males of Nephila clavipes (Linnaeus 1767) were marked on the dorsal part of the opisthosoma using enamel applied through a disposable syringe. Success was obtained in marking 47 individuals; no death, dispersal or agonistic behavior was observed after the use of the method. This marking did not dissolve in contact with water, resisted the expansion of the opisthosoma and was lost only in the ecdysis. This method also was efficient for males that, being smaller than the females, demand a more careful methodology(AU)

Propõe-se uma técnica de marcação individual de aranhas orbitelas visando facilitar a identificação dos indivíduos em suas teias. Para verificar a eficiência do método, 17 fêmeas e 30 machos de Nephila clavipes (Linnaeus, 1767) foram marcados na parte dorsal do abdômen utilizando-se esmalte, aplicado por meio de seringa descartável. Obteve-se sucesso na marcação dos 47 indivíduos, não sendo observada morte, dispersão ou comportamentos agonísticos após o uso do método. Esta marcação não dissolveu em contato com a água, resistiu ao aumento do opistossoma e foi perdida somente na ecdise. Esse método também foi eficiente para os machos que, por serem menores que as fêmeas, exigem uma metodologia mais cuidadosa.(AU)
Descritores: Aranhas
Técnicas
Diferenciação Sexual
Limites: Animais
Masculino
Feminino
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


  4 / 570 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
(texto :
EN)
Texto completo SciELO Brasil
(texto :
PT)
experimentalDocumentos relacionados
Id: 702619
Autor: Oliveira, Miguel Marques; Oliveira, Daniel de Sousa Marques; Oliveira, Gustavo de Sousa Marques.
Título: Otoplastia estética com emprego de agulha de crochê / Aesthetic otoplasty using a crochet needle
Fonte: Rev. bras. cir. plást;28(2):294-296, abr.-jun. 2013. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: Um consenso atual em otoplastia estética apregoa que somente as técnicas que desmontem a resiliente arquitetura cartilaginosa das orelhas protrusas, aliadas à fixação da nova forma com suturas, podem alcançar resultados bons e estáveis. O alvo cirúrgico de toda otoplastia é a nova dobra da antélice torneada e estética: uma roliça dobra afunilada que dá forma e beleza à orelha externa. Neste artigo é descrita a experiência de 10 anos com o uso de um novo instrumental no estriamento da cartilagem auricular: as tradicionais agulhas de crochê. Além disso, são demonstrados o modo de aparelhar o novo dispositivo, para ter uma borda inferior em bisel cortante, e a técnica de manejo desse dispositivo por pequenas botoeiras sob a hélice auricular. Após a moldagem do complexo antelical, é assegurada a nova forma com suturas, absorvível e não-absorvível. Com essa técnica, é observado baixo índice de complicações, em decorrência de estreitos túneis de descolamento cutâneo da face anterior do pavilhão auricular. No artigo, é também apresentado um caso clínico bem-sucedido com o uso do novo instrumental.(AU)

In aesthetic otoplasty, it is widely known that only techniques that disassemble the resilient cartilaginous architecture in cases of protruding ears coupled with anchoring sutures can achieve good and stable results. All surgical otoplasty procedures aim to achieve a new, shapely, and aesthetic antihelix fold that shapes and beautifies the outer ear. In this article, we describe our 10-year experience with the use of a new instrument for auricular cartilage striation - the traditional crochet needle. Moreover, we describe the manner in which the new instrument can be prepared in order to have a lower bevel cutting edge as well as the technical management of this instrument in small buttonholes in the auricular helix. After molding the antihelix complex, the new form is fixed with absorbable and non-absorbable sutures. With this technique, there is a low complication rate due to narrow cutaneous detachment tunnels in the anterior surface of the ear. In the article, we also describe the successful clinical use of the new instrument.(AU)
Descritores: Cartilagem da Orelha/cirurgia
Orelha Externa/cirurgia
Deformidades Adquiridas da Orelha/cirurgia
Cirurgia Plástica/métodos
Procedimentos Cirúrgicos Reconstrutivos
Agulhas/efeitos adversos
-Métodos
Estética
Técnicas
Pacientes
Limites: Humanos
Masculino
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR32.1 - SBIB - Serviço de Biblioteca e Informação Biomédica


  5 / 570 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
(texto :
EN)
Texto completo SciELO Brasil
(texto :
PT)
Cunha, Marco Túlio Rodrigues da
experimentalDocumentos relacionados
Id: 702618
Autor: Colombo, Luciana Rodrigues da Cunha; Guimarães, Paulo Magno Santos; Motta, Ivan Araújo; Cunha, Marco Túlio Rodrigues da; Silva Neto, Manoel Pereira.
Título: Rejuvenescimento de lóbulo de orelha: descrição da técnica e indicações / Ear lobe rejuvenation: technical description and indications
Fonte: Rev. bras. cir. plást;28(2):289-293, abr.-jun. 2013. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: O lóbulo de orelha ocupa posição única entre as estruturas da face e é uma região importantíssima na composição estética da orelha. A idade altera o formato, a largura e o comprimento do lóbulo, em decorrência da flacidez dos tecidos e, assim, fica em desarmonia de proporção com outros elementos estéticos da orelha, exigindo correção. Muito pouco tem sido descrito para orientar o cirurgião no rejuvenescimento da orelha. A correção do lóbulo envelhecido pode ser feita isoladamente ou em combinação com uma cirurgia de rejuvenescimento facial, bem como em ritidoplastias secundárias por lóbulo inadequadamente preso à face. A cirurgia é bastante simples, de recuperação rápida, com resultados interessantes. O objetivo básico do trabalho consiste na descrição da técnica de rejuvenescimento do lóbulo da orelha e suas indicações. O posicionamento estratégico da cicatriz final em continuidade com uma depressão anatômica da orelha, que é a escafa, e ocultada pelo antitrágus garante resultado final adequado, com cicatrizes pouco aparentes. A técnica descrita representa uma opção tática para reformular e rejuvenescer a orelha.(AU)

The earlobe occupies a unique position among the structures of the face and is a very important region in aesthetic composition of the ear. The age alters the shape, width and length of the lobe due to sagging tissue and thus is at odds ratio with other aesthetic elements of the ear, requiring correction. Very little has been described to guide the surgeon in rejuvenating the ear. The correction aged lobe can be made alone or in combination with surgery of facial rejuvenation, as well as by secondary lobe rhytidoplasties inadequately secured to the face. The surgery is fairly simple, rapid recovery, with interesting results. The basic aim of the work is the description of the technique and its indications. The strategic positioning of the final scar in continuity with a depression anatomical ear that is escafa, and hidden by antitragus ensures a proper outcome, with little apparent scars. The technique described is a tactical option to reshape and rejuvenate the ear.(AU)
Descritores: Orelha Externa/cirurgia
Rejuvenescimento
Ritidoplastia
Procedimentos Cirúrgicos Reconstrutivos
-Estética
Métodos
Técnicas
Pacientes
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR32.1 - SBIB - Serviço de Biblioteca e Informação Biomédica


  6 / 570 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
(texto :
EN)
Texto completo SciELO Brasil
(texto :
PT)
experimentalDocumentos relacionados
Id: 702601
Autor: Gusmão, Luiz Carlos Buarque de; Lima, Jacqueline Silva Brito; Duarte, Felipe Henning Gaia; Souto, Anderson Gonçalves de Farias; Couto, Bruno de Melo Veloso.
Título: Bases anatômicas para utilização do músculo fibular terceiro em retalhos miocutâneos / Anatomical basis for the use of the fibularis tertius muscle in myocutaneos flaps
Fonte: Rev. bras. cir. plást;28(2):191-195, abr.-jun. 2013. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: INTRODUÇÃO: A utilização de retalhos miocutâneos é cada dia mais frequente nas cirurgias plásticas reconstrutoras de membros inferiores, tornando-se essencial a utilização de músculos que denotem menor prejuízo tanto funcional como estético. Foram estudados a frequência e os aspectos anatômicos do músculo fibular terceiro, com o intuito de avaliar, sob esses aspectos, a possibilidade de seu uso nesses procedimentos. MÉTODO: Foram dissecados 64 membros inferiores de cadáveres fixados e verificadas as seguintes características: inserção proximal, inserção distal, sintopia, morfologia e morfometria. RESULTADOS: A presença do músculo foi constatada em 96,9% dos casos, sendo analisados os aspectos supracitados. A inserção proximal mais frequente (96,8%) ocorreu na membrana interóssea, na margem anterior da fíbula, e no septo intermuscular anterior. A inserção distal mais comum (77,4%) foi nas faces dorsal e lateral do 5º metatarsiano. O valor médio do comprimento e da largura do ventre muscular foi, respectivamente, de 17,89 cm e 1,95 cm, enquanto a média do comprimento do tendão distal livre de fibras musculares foi de 1,2 cm e a largura média do tendão distal, de 0,45 cm. CONCLUSÕES: O músculo fibular terceiro é frequente, de morfologia distinta, que, sob aspectos morfométricos, se constitui em opção viável para um estudo mais específico de seu uso no reparo de defeitos no segmento distal do membro inferior.(AU)

BACKGROUND: Myocutaneous flaps have been increasingly used in surgical reconstruction of the lower limbs, requiring the use of muscles that result in less functional and esthetic damage as flaps. This study aimed to evaluate the use of the fibularis tertius muscle (in terms of frequency and anatomy) as flaps in this procedure. METHODS: Sixty-four lower limbs from preserved cadavers were dissected and evaluated based on the following parameters: proximal insertion, distal insertion, syntopy, morphology, and morphometry. RESULTS: The fibularis tertius muscle was detected in 96.9% of the study cases. Most proximal insertions (96.8%) were found at the interosseous membrane, anterior border of the fibula, and anterior intermuscular septum. Most distal insertions (77.4%) were found at the lateral and dorsal sides of the 5th metatarsal. Mean value of muscle belly length was 17.89 cm and width was 1.95 cm. The mean length of the distal tendon with no muscle fibers was 1.2 cm, and the mean width was 0.45 cm. CONCLUSIONS: The fibularis tertius muscle is frequent and has a distinct morphology, making it a viable option for the repair of lower limb (distal segment) defects.(AU)
Descritores: Retalhos Cirúrgicos
Retalhos de Tecido Biológico
Extremidade Inferior
Músculos
Fíbula
Cirurgia Plástica
Anatomia/métodos
-Estudos Transversais
Técnicas
Métodos
Cadáver
Estética
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Estudos de Avaliação
Responsável: BR32.1 - SBIB - Serviço de Biblioteca e Informação Biomédica


  7 / 570 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
(texto :
EN)
Texto completo SciELO Brasil
(texto :
PT)
experimentalDocumentos relacionados
Id: 702600
Autor: Rocha, Fernando Passos da; Fagundes, Djalma José; Pires, Jefferson André; Rocha, Fernanda Salim Testa da.
Título: Existe efeito protetor da oxigenação hiperbárica em retalhos cutâneos randômicos?: um estudo imuno-histoquímico de apoptose celular e fator de crescimento vascular endotelial / Does hyperbaric oxygenation have a protective effect on random skin flaps? An immunohistochemical study of cellular apoptosis and vascular endothelial growth factor
Fonte: Rev. bras. cir. plást;28(2):183-190, abr.-jun. 2013. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: INTRODUÇÃO: A oxigenação hiperbárica (OHB) tem por objetivo aumentar em pelo menos 10 vezes a pressão tecidual de oxigênio, diminuindo os efeitos deletérios da isquemia. O objetivo deste estudo é investigar o papel da oxigenação hiperbárica na expressão imuno-histoquímica da caspase 3 e do fator de crescimento endotelial vascular (VEGF) em retalhos randômicos em ratos. MÉTODO: Trinta e dois ratos Wistar machos foram divididos aleatoriamente em quatro grupos: grupo sham (GS), grupo N-acetilcisteína (GNAC), grupo OHB (GOHB) e grupo OHB + N-acetilcisteína (GHN). Um retalho de pele retangular (2 cm x 8 cm) foi dissecado a partir da camada muscular dorsal, preservando um pedículo cranial. Uma lâmina de polietileno foi colocada sobre a camada muscular e fixou-se o retalho no local original. No 8º dia, foram coletadas biópsias (2 cm x 1 cm) de espessura total das áreas proximal, média e cranial e de um local fora do retalho, que serviu como área de controle. RESULTADOS: A expressão de VEGF nas camadas da pele e nos vasos não apresentou diferenças significativas entre os grupos. As células apoptóticas estavam significativamente aumentadas na área central do retalho em todos os grupos. O maior aumento ocorreu nos grupos GS e GNAC. A OHB diminuiu significativamente o número de células caspase 3 positivas nas camadas da pele e nos vasos das três áreas. CONCLUSÕES: A OHB foi associada a expressão reduzida de apoptose. A expressão de VEGF em camadas da pele e vasos não demonstrou diferença significativa. Os resultados sugerem que a difusão do oxigênio através do espaço intersticial foi o fator determinante para os resultados mais favoráveis da OHB na diminuição da expressão de apoptose.(AU)

BACKGROUND: Hyperbaric oxygenation (HBO) therapy aims to increase oxygen tissue pressure by at least 10 times and decrease the adverse effects of ischemia. The aim of this study was to investigate the effect of HBO on the immunohistochemical expressions of caspase 3 and vascular endothelial growth factor (VEGF) in random flaps in rats. METHODS: Thirty-two male Wistar rats were randomly divided into 4 groups: the sham group (GS), the N-acetylcysteine group (GNAC), the HBO group, and the HBO + N-acetylcysteine group. A rectangular skin flap (2 × 8 cm) was dissected from the dorsal muscle layer, and a cranial pedicle was preserved. A polyethylene film was placed on the muscle layer, and the flap was fixed in the original site. On the eighth day, biopsy samples (2 × 1 cm) of the entire thickness of the proximal, medial, and cranial areas as well as of the site outside the flap, which was used as a control, were collected. RESULTS: VEGF expression in the skin layers and vessels was not significantly different between the groups. The number of apoptotic cells was significantly increased in the area of the flap in all groups. The highest increase was noted in the GS and GNAC groups. HBO significantly reduced the number of caspase 3-positive cells in the skin layers and vessels of the 3 areas. CONCLUSIONS: HBO was associated with decreased apoptosis. VEGF expression in the skin layers and vessels did not differ significantly. The results suggest that oxygen diffusion through the interstitial space was the determining factor for the positive effect of HBO on the decrease in apoptosis.(AU)
Descritores: Oxigenação Hiperbárica
Endotélio Vascular/crescimento & desenvolvimento
Retalhos Cirúrgicos
Caspases/análise
Apoptose
Imuno-Histoquímica/métodos
-Ratos Wistar
Métodos
Técnicas
Limites: Animais
Ratos
Tipo de Publ: Estudo Comparativo
Responsável: BR32.1 - SBIB - Serviço de Biblioteca e Informação Biomédica


  8 / 570 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
experimentalDocumentos relacionados
Id: 700304
Autor: França, Renné Oliveira.
Título: Memória eletrônica: a mnemotécnica da retrospectiva de final de ano / Electronic memory: the mnemotechnique from the retrospective of the end year
Fonte: Ciênc. cogn;16(1):75-98, 2011.
Idioma: pt.
Resumo: A partir da discussão das relações entre a televisão e a memória coletiva, este trabalho descreve e analisa o programa Retrospectiva de Fim de Ano, veiculado pela Rede Globo de Televisão. O artigo procura caracterizar o programa como uma peculiar mnemotécnica que, através de recursos expressivos próprios do meio eletrônico, reescreve os acontecimentos midiáticos, destacando o seu lugar na experiência social e tornando-os memoráveis. Para tal, foram observados dez programas entre os anos 1996 e 2005. Não se pretende, aqui, definir uma mnemotécnica própria da mídia ou, mais especificamente, da televisão. O objetivo principal é analisar a técnica de memória de um programa específico, procurando demonstrar de que maneira ele constitui uma memória eletrônica, de natureza partilhada por seus telespectadores. O programa apresenta os acontecimentos midiáticos que já apareceram durante o ano e, através de recursos narrativos próprios da televisão, oferece-os novamente para seus telespectadores. Seguindo o caminho traçado pelo programa Retrospectiva, buscamos conhecer sua peculiar técnica de memória eletrônica e coletiva.(AU)
Descritores: Memória
-Técnicas
Narração
Responsável: BR2474.1 - Biblioteca


  9 / 570 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
experimentalDocumentos relacionados
Id: 678984
Autor: Court P., Ana K; Martínez Gómez, Juan Carlos.
Título: Técnicas de localización radiográfica en endodoncia: revisión bibliográfica / Radiographic techniques in endodontics location: literature review
Fonte: Acta odontol. venez;50(4), 2012. ilus.
Idioma: es.
Resumo: La radiología representa un área muy importante dentro del campo médico y odontológico, siendo básica y esencial para el diagnóstico y, por lo tanto, para la terapéutica. En endodoncia, la toma de radiografías es imprescindible durante las diferentes etapas del tratamiento, para poder culminar con éxito la terapia endodóntica, por lo que es fundamental la obtención de radiografías de alta calidad diagnóstica. En determinadas situaciones, aún cuando la técnica de toma de la radiografía y su proceso de revelado hayan permitido la obtención de radiografías con imágenes adecuadas, las mismas no son útiles para el propósito que se requieren, como puede ser la localización de un objeto extraño, la ubicación de una estructura anatómica que imposibilita la visión directa a una pieza dentaria o de un conducto radicular en específico, por lo que el odontólogo debe manejar las diferentes técnicas de localización radiográfica y su interpretación. En la presente revisión se destaca la importancia de las técnicas de localización radiográfica, su definición, indicaciones y técnicas de localización aplicadas al área de endodoncia, los aspectos básicos para su realización y como se interpretan las imágenes obtenidas(AU)

The Radiology represents an important area in the medical and dentist field, it's basic and essential for the diagnostic and therapeutic. The endodontic treatment demands the use of radiographies during it's different stages, this radiographies must be of the must high quality to finish successfully the dentist therapy. In certain occasions, the radiographies don't attain to get the result for it has been used, even when the Dentist had used the correctly radiographic technology and correct radiographic film processing, because it doesn't easy show the location of rare objects, anatomic structures, tooth or root canals. The present review make emphasize in the importance of location radiographic technics, it's indications, definitions and locations technics applied to the endodontic treatment, it's basics aspects of carrying out and how to interpret the x-ray image(AU)
Descritores: Radiografia Dentária
Métodos
Técnicas
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: VE1.1 - Biblioteca Humberto Garcia Arocha


  10 / 570 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
(texto :
EN)
experimentalDocumentos relacionados
Id: 676919
Autor: Silva, Ronivaldo Rodrigues da; Cabral, Tatiana Pereira de Freitas; Rodrigues, André; Hamilton, Cabral.
Título: Production and partial characterization of serine and metallo peptidases secreted by Aspergillus fumigatus Fresenius in submerged and solid state fermentation
Fonte: Braz. j. microbiol;44(1):235-243, 2013. ilus, tab.
Idioma: en.
Resumo: Enzyme production varies in different fermentation systems. Enzyme expression in different fermentation systems yields important information for improving our understanding of enzymatic production induction. Comparative studies between solid-state fermentation (SSF) using agro-industrial waste wheat bran and submerged fermentation (SmF) using synthetic media were carried out to determinate the best parameters for peptidase production by the fungus Aspergillus fumigatus Fresen. Variables tested include: the concentration of carbon and protein nitrogen sources, the size of the inoculum, the pH of the media, temperature, and the length of the fermentation process. The best peptidase production during SSF was obtained after 96 hours using wheat bran at 30 ºC with an inoculum of 1 x 10(6) spores and yielded 1500 active units (UµmL). The best peptidase production using SmF was obtained after periods of 72 and 96 hours of fermentation in media containing 0.5% and 0.25% of casein, respectively, at a pH of 6.0 and at 30 ºC and yielded 40 UµmL. We also found examples of catabolite repression of peptidase production under SmF conditions. Biochemical characterization of the peptidases produced by both fermentative processes showed optimum activity at pH 8.0 and 50 ºC, and also showed that their proteolytic activity is modulated by surfactants. The enzymatic inhibition profile using phenylmethylsulfonyl fluoride (PMSF) in SmF and SSF indicated that both fermentative processes produced a serine peptidase. Additionally, the inhibitory effect of the ethylene-diaminetetraacetic acid (EDTA) chelating agent on the peptidase produced by SmF indicated that this fermentative process also produced a metallopeptidase.(AU)
Descritores: Aspergillus fumigatus/enzimologia
Aspergillus fumigatus/isolamento & purificação
Fermentação
Metaloexopeptidases/análise
Metaloexopeptidases/isolamento & purificação
Peptídeo Hidrolases/análise
Serina/análise
Azotobacter/enzimologia
Azotobacter/isolamento & purificação
-Parâmetros
Métodos
Ativação Enzimática
Técnicas
Tipo de Publ: Estudo Comparativo
Responsável: BR32.1 - SBIB - Serviço de Biblioteca e Informação Biomédica



página 1 de 57 ir para página                         
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde