Base de dados : ADOLEC
Pesquisa : 411433 [Identificador único]
Referências encontradas : 1 [refinar]
Mostrando: 1 .. 1   no formato [Detalhado]

página 1 de 1

  1 / 1 ADOLEC  
             
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Id: 411433
Autor: Dell'aringa, Alfredo R; Juares, Antônio J. C; Melo, Cinthia de; Nardi, José C; Kobari, Kazue; Perches Filho, Renato M.
Título: Análise histopatológica de produtos de adenotonsilectomia de janeiro de 2001 a maio de 2003 / Histological analysis of tonsillectomy and adenoidectomy specimens - January 2001 to May 2003
Fonte: Rev. bras. otorrinolaringol;71(1):18-22, jan.-fev. 2005. ilus.
Idioma: Pt.
Resumo: As tonsilas palatinas e faríngeas são agregados encapsulados incompletos de nódulos linfóides em contato direto com o epitélio de revestimento do trato aerodigestivo. TIPO DE ESTUDO: Estudo retrospectivo baseado na revisão de prontuários dos pacientes submetidos a adenotonsilectomias no Hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília durante o período de janeiro de 2001 a maio de 2003. OBJETIVO: Relatar o perfil dos pacientes e as principais alteracões histopatológicas em 250 pacientes com hipertrofia de tonsilas palatinas e faríngea, infeccões de repeticão ou ambos. MATERIAL E MÉTODOS: Análise histopatológica de 250 pacientes submetidos a adenotonsilectomia ou tonsilectomia entre adultos e criancas. RESULTADOS: Dos 250 pacientes, 117 (46,8 por cento) são do sexo feminino e 133 (53,2 por cento) masculino. A idade média foi de 7,3 anos e variou de 2 a 34 anos. A principal indicacão cirúrgica foi a concomitância de infeccões de repeticão e hipertrofia de tonsilas palatinas e faríngea, sendo que em 160 (64 por cento) foram classificadas em 3+/4+. Em 205 (82 por cento) pacientes foi encontrada hiperplasia linfóide ou linfóide folicular. 45 (18 por cento) também apresentaram inflamacão aguda supurativa focal. Dentre estes, 2 pacientes tiveram cistos de inclusão epidermóide, outros 2 com colônias de Actinomyces sp e 1 paciente com lesão compatível com Doenca da Arranhadura de Gato. DISCUSSAO: Os dados apresentados neste trabalho nos mostram uma possível relacão das tonsilites de repeticão com as hipertrofias tonsilas palatinas e faríngea. CONCLUSAO: O exame anatomopatológico de rotina das tonsilectomias apresenta uma relacão custo/benefício negativa, no entanto, por problemas de ordem legal, ético, fica o médico sujeito à solicitacão desse exame. (AU)
Descritores: Adenoidectomia
Tonsilectomia
Tonsila Palatina/patologia
Tonsila Faríngea/patologia
Tonsilite/patologia
Obstrução das Vias Respiratórias/patologia
-Tonsila Palatina/cirurgia
Tonsila Faríngea/cirurgia
Tonsilite/complicações
Obstrução das Vias Respiratórias/etiologia
Obstrução das Vias Respiratórias/cirurgia
Hiperplasia/patologia
Hiperplasia/classificação
Hipertrofia/patologia
Hipertrofia/classificação
Estudos Retrospectivos
Índice de Gravidade de Doença
Recidiva
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Pré-Escolar
Criança
Adolescente
Adulto
Responsável: BR1.1 - BIREME



página 1 de 1
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde