Base de dados : BBO
Pesquisa : 14947 [Identificador único]
Referências encontradas : 1 [refinar]
Mostrando: 1 .. 1   no formato [Detalhado]

página 1 de 1

  1 / 1 BBO  
             
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Couto, Geraldo Bosco Lindoso
Id: 14947
Autor: Couto, Geraldo Bosco Lindoso; Oliveira, Ana Cláudia Almeida Pereira de; Vasconcelos, Márcia Maria Vendiciano Barbosa.
Título: Utilização de cremes dentais contendo juá na inativação de lesões de manchas brancas / Regression of white spot lesions using dentifrice containing jua
Fonte: J. Bras. Odontopediatr. Odontol. Bebe;5(23):28-34, jan.-fev. 2002. graf.
Idioma: Pt.
Resumo: Considerando-se que a lesão de mancha branca ativa, primeira evidência clínica da cárie dentária, possui caráter reversível, o objetivo do presente trabalho foi avaliar e comparar a ação de três cremes dentais, um contendo juá a 20 por cento, outro juá com flúor e cálcio e um placebo, sobre manchas brancas ativas em elementos dentários de crianças, de ambos os sexos, na faixa etária de 6 a 12 anos, relacionando a hábitos de higiene bucal e analisando o efeito da inclusão dessas manchas nos índices CPO-D e ceo-d iniciais e finais. As crianças assistiram a palestras educativas-preventivas e foram distribuídas em três grupos A, B e C. Receberam o creme dental com juá, com juá associado a flúor e cálcio e o placebo, em periodicidade mensal. Os resultados demonstram que houve um incremento das manchas brancas inativas nas criança dos grupos A e B, enquanto no grupo C observou-se uma estabilização do comportamento das manchas brancas, que se mantiveram em atividade. Nos três grupos a comparação das médias de escovações não mostrou alterações marcantes no tempo. Concluiu-se, portanto, que os cremes dentais com juá e com juá, flúor e cálcio, ao contrário do placebo, foram efetivos na regressão de manchas brancas ativas, sem diferenças estatisticamente significantes entre eles; ao serem incluídas as manchas brancas ativas no componente C, os índices CPO-D e ceo-d funcionaram como indicadores da reversão da atividade de cárie, pela utilização dos cremes dentais contendo juá e com juá, flúor e cálcio (AU)
Descritores: Cremes Dentais/uso terapêutico
Cárie Dentária/terapia
-Índice CPO
Escovação Dentária
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Responsável: BR501.1 - Biblioteca de Ciências da Saúde / Sede Botânico
BR501.1; 00569/BR97.1



página 1 de 1
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde