Base de dados : BDENF
Pesquisa : 33336 [Identificador único]
Referências encontradas : 1 [refinar]
Mostrando: 1 .. 1   no formato [Detalhado]

página 1 de 1

  1 / 1 BDENF  
             
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: 33336
Autor: Telles, Maria Angélica de França; Alencar, Liana Cristina Esmeraldo; Prazeres, Maria de Lourdes Dias; Araújo, Ednaldo Cavalcante de.
Título: Conhecimento de mulheres em idade fértil sobre a importância do papanicolau / Women knowledge in fertile age about the pap smear test importance
Fonte: Rev. enferm. UFPE on line;2(1):110-117, jan.-mar. 2008. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Estudo descritivo exploratório, de abordagem quantitativa, com o objetivo de identificar o conhecimento de mulheres em idade fértilsobre a importância do papanicolau. Foi realizado com 50 voluntárias, em um serviço de colposcopia de um hospital escola em Recife,Pernambuco (PE)  Brasil, que responderam um instrumento de coleta de dados, tipo questionário. Os dados foram agrupados,interpretados e apresentados em figuras. Dentre os demais resultados observou-se que 82% da amostra mencionaram que o motivo paraa realização do exame foi a prevenção, 4% porque algum profissional de saúde as encaminhou ao serviço e 2% porque ouviram falar pormeio de propaganda das mídias; quanto ao temor, 56% não o temiam e 44% o temiam por terem vergonha, sentirem dor ou que aposição era incômoda; quanto aos cuidados antes do exame, 74% referiram que era necessário não estar menstruada, não ter tidorelações sexuais e não ter usado duchas, pomadas ou cremes vaginais; 10% afirmaram não estar menstruada e não ter tido relaçõessexuais e, 16% não sabiam ou não lembravam dos cuidados; com relação ao período para realizar o exame, 44% afirmaram ser a cadaano, 36% a cada semestre, 18% a cada semestre ou a cada ano dependendo do resultado, e 2% a cada trimestre. Com estes resultados,considera-se que o exame de papanicolau é de fundamental importância, visto que além da prevenção e detecção precoce do câncerginecológico, torna-se um procedimento indispensável aos programas de planejamento familiar, pré-natal, atendimento a patologiasobstétricas e de infecções sexualmente transmissíveis.(AU)
Descritores: Teste de Papanicolaou
Neoplasias do Colo do Útero/prevenção & controle
-Neoplasia Intraepitelial Cervical
Epidemiologia
Neoplasias dos Genitais Femininos
Programas de Rastreamento
Limites: Seres Humanos
Feminino
Adulto Jovem
Adulto
Meia-Idade
Responsável: BR9.1 - Biblioteca de Ciências da Saúde Profa. Susana Schimidt



página 1 de 1
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde