A contribuiçäo dos testes DFH, Bender e Raven na prediçäo do rendimento escolar na primeira série / The contribution of human figure Drawing, Bender, and Raven to the prediction of first graders achievement
Psicol. teor. pesqui
; 10(1): 59-72, jan.-abr. 1994. tab
Artigo
em Português
| LILACS
| ID: lil-150153
Biblioteca responsável:
BR85.1
RESUMO
Investiga o grau de prediçäo do rendimento escolar na primeira série obtido com os testes Desenho da Figura Humana (DFH), Bender e Raven. Os Ss säo 74 meninos e 78 meninas, alunos de escolas públicas, com idade média de 6 anos e 11 meses. Aplica os testes no ínicio do ano letivo e faz uma avaliaçäo independente do rendimento escolar no final do ano. Os resultados mostram que os 3 testes apresentam correlaçöes significativas com o rendimento escolar, mas, combinados numa bateria, apenas o teste de Bender e os itens evolutivos do DFH contribuem para explicar a variância do rendimento escolar. Conclui que o teste de Bender e o DFH podem servir como instrumentos úteis para o diagnóstico precoce de dificuldades de aprendizagem na atual estrutura do sistema de ensino primário
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Coleções:
Bases de dados internacionais
Base de dados:
LILACS
Assunto principal:
Testes Psicológicos
/
Psicologia da Criança
/
Aprendizagem
Tipo de estudo:
Estudo prognóstico
/
Fatores de risco
/
Estudo de rastreamento
Limite:
Criança
/
Feminino
/
Humanos
/
Masculino
Idioma:
Português
Revista:
Psicol. teor. pesqui
Assunto da revista:
Psicologia
Ano de publicação:
1994
Tipo de documento:
Artigo