A família pobre e a escola pública: anotaçöes sobre um desencontro / Poor families and public schools: notes on a disagreement
Psicol. USP
; 3(1/2): 107-21, jan.-dez. 1992.
Artigo
em Português
| LILACS
| ID: lil-162893
Biblioteca responsável:
BR85.1
RESUMO
A partir do fato de que a escola pública elementar tem fracassado em sua funçäo de escolarizar a maioria das crianças brasileiras e levando em conta que as crianças mais atingidas pertencem aos segmentos mais pobres das classes trabalhadoras, o artigo analisa os determinantes da má qualidade da escola oferecida a estas crianças. Entre estes determinantes, o preconceito contra pobres e negros, de profundas raízes na sociedade brasileira, atua como poderoso estruturante das práticas e processos que se däo na escola. A superaçäo deste estado de coisas é discutida no âmbito dos direitos da cidadania e das relaçöes de poder numa sociedade de classes
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LILACS
Assunto principal:
Preconceito
/
Instituições Acadêmicas
/
Baixo Rendimento Escolar
/
Família
/
Relações Interpessoais
Idioma:
Português
Revista:
Psicol. USP
Assunto da revista:
Psicologia
/
Sa£de Mental
Ano de publicação:
1992
Tipo de documento:
Artigo