Base de dados : LILACS
Pesquisa : 184027 [Identificador único]
Referências encontradas : 1 [refinar]
Mostrando: 1 .. 1   no formato [Detalhado]

página 1 de 1

  1 / 1 LILACS  
             
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Yamamura, Ysao
Id: 184027
Autor: Menezes, Aparecida Assumpçäo; Yamamura, Ysao; Tabosa, Angela; Novo, Neil Ferreira.
Título: Efeito preventivo da acupuntura sobre hipoglicemia em recém-nascidos de alto risco / Preventive effect of the acupunture on hypoglyccemia in high risk newborn
Fonte: Rev. paul. acupunt;2(2):85-8, jul.-dez. 1996. tab, graf.
Idioma: pt.
Conferência: Apresentado em: Congresso Internacional de Acupuntura da Escola Paulista de Medicina, 1, Säo Paulo, abr. 1995.
Resumo: A hipoglicemia em recém-nascidos e prematuros é responsável por grande parcela de morbidade e de mortalidade em bebês internados na UTI Pediátrica. O presente estudo tem a finalidade de estudar a açao da Acupuntura na prevençao da hipoglicemia, em recém-nascidos de alto risco. Material - O estudo constou de observaçoes obtidas de 121 bebês, internados na Unidade de Alto Risco do Berçário do Hospital Alvorada, Santo Amaro, SP. Método - O método de estudo foi comparativo, em que, prospectivamente, 59 bebês tratados com acupuntura, durante quatro meses, foram comparados a 62 bebês nascidos em período imediatamente anterior, internados na mesma unidade e sob condiçoes gerais idênticas. Foram avaliadas as relaçoes existentes entre as variáveis peso ao nascer e idade gestacional com a incidência de hipoglicemia neonatal. Resultados - Os testes estatísticos aplicados mostraram que houve uma incidência de hipoglicemia significantemente menor nos recém-nascidos tratados com acupuntura, em relaçao ao grupo-controle, e que nao houve diferença significante, quando a hipoglicemia foi relacionada com o peso dos bebês ao nascer e com a idade gestacional. Conclusoes - Em bebês de alto risco, o estímulo dos pontos de acupuntura Ting mostrou ser significantemente eficaz na prevençao de hipoglicemia neonatal.
Descritores: Hipoglicemia/prevenção & controle
Doenças do Recém-Nascido/prevenção & controle
Grupos de Risco
Terapia por Acupuntura
-Unidades de Terapia Intensiva Neonatal
Idade Gestacional
Peso ao Nascer
Prematuro
Estudos Prospectivos
Estudos Retrospectivos
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Recém-Nascido
Tipo de Publ: Estudo Comparativo
Responsável: BR1.1 - BIREME



página 1 de 1
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde