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Crítica ao modelo biomédico na reformulaçäo curricular do curso de medicina da Universidade Federal Fluminense / The critical to the biomedical model in the new curricular document of the Fluminense Federal University
Rio de Janeiro; s.n; 1996. 122 p. ilus.
Tese em Português | LILACS | ID: lil-189505
Biblioteca responsável: BR526.1
Localização: BR526.1; R610.071181, K79c
RESUMO
Analisa a construçäo do modelo a partir do qual o currículo das faculdades de Medicina nas Américas e na Europa (na maioria de seus países) vêm se baseando. E, a partir do exemplo da reformulaçäo curricular do Curso de Medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF), identifica as críticas que vêm sendo feitas a este modelo. A partir da análise do documento de reformulaçäo curricular da UFF, de 1992, e de sua comparaçäo com o currículo anterior, à luz da história do modelo biomédico, da teoria curricular e da epistemologia de Ludwik Fleck, aponta em que medida essa reformulaçäo significa uma alternativa ao modelo de formaçäo dos médicos - o biomédico -, ao reducionismo do ser humano ao seu organismo biológico. A análise que o novo currículo, com o aumento de 25 por cento da carga horária e introduçäo de grande número de aulas práticas, desde o início do curso, apesar de ainda estar centrado nos aspectos biológicos, já se volta para uma formaçäo mais humanista e se propöe a questionar as "verdades científicas".
Assuntos
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Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Assunto principal: Faculdades de Medicina / Currículo / Educação Médica Tipo de estudo: Estudo prognóstico Idioma: Português Ano de publicação: 1996 Tipo de documento: Tese
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