Crítica ao modelo biomédico na reformulaçäo curricular do curso de medicina da Universidade Federal Fluminense / The critical to the biomedical model in the new curricular document of the Fluminense Federal University
Rio de Janeiro; s.n; 1996. 122 p. ilus.
Tese
em Português
| LILACS
| ID: lil-189505
Biblioteca responsável:
BR526.1
Localização: BR526.1; R610.071181, K79c
RESUMO
Analisa a construçäo do modelo a partir do qual o currículo das faculdades de Medicina nas Américas e na Europa (na maioria de seus países) vêm se baseando. E, a partir do exemplo da reformulaçäo curricular do Curso de Medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF), identifica as críticas que vêm sendo feitas a este modelo. A partir da análise do documento de reformulaçäo curricular da UFF, de 1992, e de sua comparaçäo com o currículo anterior, à luz da história do modelo biomédico, da teoria curricular e da epistemologia de Ludwik Fleck, aponta em que medida essa reformulaçäo significa uma alternativa ao modelo de formaçäo dos médicos - o biomédico -, ao reducionismo do ser humano ao seu organismo biológico. A análise que o novo currículo, com o aumento de 25 por cento da carga horária e introduçäo de grande número de aulas práticas, desde o início do curso, apesar de ainda estar centrado nos aspectos biológicos, já se volta para uma formaçäo mais humanista e se propöe a questionar as "verdades científicas".
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LILACS
Assunto principal:
Faculdades de Medicina
/
Currículo
/
Educação Médica
Tipo de estudo:
Estudo prognóstico
Idioma:
Português
Ano de publicação:
1996
Tipo de documento:
Tese