Your browser doesn't support javascript.
loading
Ausência de ação antitrombótica em trombose venosa experimental / Absence of antithrombotic effect of metronidazolin experimental venous thrombosis
Cir. vasc. angiol ; 12(4): 180-5, dez. 1996. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-248155
Biblioteca responsável: BR44.1
RESUMO
Com base na utilização empírica do metronidazol no tratamento de picada de cobra e em uma possível ação fibrinolítica, alguns médicos brasileiros o usaram no tratamento de trombose venosa profunda, embora não existam estudos que justifiquem tal emprego.

OBJETIVO:

Verificar possível existência de efeito antitrombótico do metronidazol em modelo de trombose induzida na veia cava de ratos e uma eventual ação anticoagulante ou fibrinolítica dessa droga.

MÉTODO:

71 ratos da raça Wistar foram usados em 4 experimentos. No primeiro, 29 animais foram divididos em três grupos controle (solução salina), heparina (200UI/kg) e metronidazol (6mg/kg). 10 minutos após a injeção IV a trombose foi induzida pela ligadura da veia cava, distalmente à veia renal esquerda. Três horas depois, a veia cava era removida e aberta, e o trombo, se presente, retirado para pesagem, sendo o sangue do animal retirado para medida do TTPA, TT e TP. No segundo experimento, o sangue foi retirado dos animais (n=18) 10 minutos após a injeção das drogas, para medida dos mesmos parâmetros. No terceiro experimento os animais (n=22) foram injetados com metronidazol ou salina e o tempo de lise de euglobulina medido 3 horas após. No quarto experimento, 22 animais foram sorteados para um de dois grupos controle, com injeção IV de 12ml de salina ou metronidazol, (12mg/kg), sendo a trombose induzida 10 minutos após.

RESULTADOS:

Não houve diferença entre os grupos controles e os grupod tratados com metronidazol, em relação à incidência e peso dos trombos e com relação aos parâmetros hemostáticos estudados. Nos animais tratados com heparina não houve formção de trombos, havendo aumento de TTPA e de TT aos 10 minutos, e de TT, após 3 horas.

CONCLUSÄO:

No modelo experimental empregado, o metronidazol não mostrou efeito antitrombótico e também ação sobre o parâmetros hemostáticos estudados, sugerindo que o uso clínico dessa droga no tratamento de trombose venosa é duvidoso, a menos que outros estudos venham demosntrar algum efeito benéfico.
Assuntos
Buscar no Google
Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Assunto principal: Trombose / Fibrinolíticos / Metronidazol Limite: Animais Idioma: Português Revista: Cir. vasc. angiol Assunto da revista: CIRURGIA GERAL Ano de publicação: 1996 Tipo de documento: Artigo
Buscar no Google
Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Assunto principal: Trombose / Fibrinolíticos / Metronidazol Limite: Animais Idioma: Português Revista: Cir. vasc. angiol Assunto da revista: CIRURGIA GERAL Ano de publicação: 1996 Tipo de documento: Artigo
...