Percepçäo do professor sobre o processo de alfabetizaçäo / Teacher perception of literacy process
Estud. psicol. (Campinas)
; 16(2): 28-36, maio-ago. 1999. tab
Artigo
em Português
| LILACS
| ID: lil-260603
Biblioteca responsável:
BR85.1
RESUMO
Este estudo procurou identificar fatores que interferem no processo de alfabetizaçäo, e como foco de atençäo principal, a visäo do professor sobre esse processo. A amostra constitui-se de 20 professores da primeira série do ciclo básico de três escolas estaduais, situadas em duas cidades do interior do Estado de Säo Paulo. Os professores responderam a um questionário contendo quatro questöes abertas. A análise dos resultados aponta a alfabetizaçäo para o professor, fundamentalmente como uma forma de aprender a escrever. Num percentual menor, adquirir conhecimentos e ler. As dificuldades para alfabetizar näo estäo bem definidas para o professor, mas há uma tendência que aponta para a instituiçäo escolar, com suas salas numerosas e no conhecimento prévio trazido pelo aluno está o elemento facilitador do processo
Buscar no Google
Coleções:
Bases de dados internacionais
Base de dados:
LILACS
Assunto principal:
Ensino
/
Educação
Tipo de estudo:
Estudo prognóstico
Limite:
Adulto
/
Feminino
/
Humanos
Idioma:
Português
Revista:
Estud. psicol. (Campinas)
Assunto da revista:
Psicologia
Ano de publicação:
1999
Tipo de documento:
Artigo