Estudo comparativo da motivaçäo intrínseca em escolares praticanteas e näo praticantes e näo praticantes de dança / Comparative studies of intrinsic motivation when dance activies
Rev. bras. ciênc. mov
; 8(1): 9-13, jan. 2000. tab
Artigo
em Português
| LILACS
| ID: lil-279187
Biblioteca responsável:
BR408.3
RESUMO
A motivaçäo é um fator psicológico que está relacionado à atividade física, seja no aspecto da aprendizagem ou do desempenho. As teorias motivacionais oferecem bons subsídios para analisar alguns aspectos psicológicos inerentes a um trabalho de dança escolar. Este trabalho teve por objetivo investigar, através de comparaçäo entre grupos, se há predominância motivacional intrínseca quando se inclui a dança em aulas de Educaçäo Física Escolar, verificando-se quantitativamente se existem diferenças significantes entre os níveis de motivaçäo intrínseca e extrínseca, e qualitativamente analisando-se as razöes apontadas pelos alunos em gostar ou näo de suas aulas. Para isto, foi utilizado como instrumento um questionário referente a identificaçäo de motivaçäo intrínseca e extrínseca em aulas de Educaçäo Física. Os resultados mostraram que na análise quantitativa näo houve diferenças significantes entre os níveis de motivaçäo intrínseca e extrínseca dos alunos praticantes e näo praticantes de dança. Na análise qualitativa, os alunos praticantes de dença apresentaram tendências de estados de ânimo mais positivos, maior presença do componente lúdico, sociabilidade e auto-afirmaçäo
Buscar no Google
Coleções:
Bases de dados internacionais
Base de dados:
LILACS
Assunto principal:
Comportamento
/
Dança
/
Atividades Humanas
/
Motivação
Tipo de estudo:
Estudo prognóstico
Idioma:
Português
Revista:
Rev. bras. ciênc. mov
Assunto da revista:
Medicina Esportiva
Ano de publicação:
2000
Tipo de documento:
Artigo
País de afiliação:
Brasil