Desenvolvimento da consciência fonológica de crianças de primeira e segunda séries / Phonological awarenes development of first and second graders
Pró-fono
; 11(2): 68-76, set. 1999. tab
Artigo
em Português
| LILACS
| ID: lil-280863
Biblioteca responsável:
BR584.1
RESUMO
No Brasil, säo poucos os estudos que relacionam consciência fonológica e aquisiçäo da linguagem escrita. Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de avaliar e nalisar o desenvolvimento da consciêencia fonológica de crianças de primeira e segunda séries do Ensino Fundamental de uma escola estadual, segundo o sexo, a faixa etária e a escolaridade. Aplicou-se o Teste de Consciência Fonológica (TCF), proposto por Santos e Pereira (1997), a uma amostra de 53 crianças, na faixa etária de 61 anos à 86 anos, todas com linguagem, fala e discriminaçäo auditiva dentro dos padröes de normalidade e sem queixas escolares. Das 53 crianças avaliadas, 27 eram do sexo masculino e 26 do feminino; 25 frequentavam a primeira série e 28 a segunda série do Primeiro Grau. Realizou-se o estudo comparativo do desempenho no teste, segundo as variáveis consideradas e estudou-se a correlaçäo entre as tarefas do TCF. Os resultados mostraram que todas as crianças obtiveram melhor desempenho em Síntese Silábica e pior desempenho em Segmentaçäo Fonêmica, evidenciando que habilidades para manipulaçäo de sílabas, aparentemente, foram adquiridas antes que habilidades para manipulaçäo de fonemas; o desenvolvimento da consciência fonológica ocorreu com o aumento da idade, foi favorecido pelo tempo de escolaridade e, de maneira geral, foi endependente do sexo. Todas as tarefas que constituem o teste estavam intercorrealcionadas.
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Coleções:
Bases de dados internacionais
Base de dados:
LILACS
Assunto principal:
Linguagem Infantil
/
Educação
/
Aprendizagem
Limite:
Criança
/
Humanos
Idioma:
Português
Revista:
Pró-fono
Assunto da revista:
Patologia da Fala e Linguagem
Ano de publicação:
1999
Tipo de documento:
Artigo
País de afiliação:
Brasil