Base de dados : LILACS
Pesquisa : 307430 [Identificador único]
Referências encontradas : 1 [refinar]
Mostrando: 1 .. 1   no formato [Detalhado]

página 1 de 1

  1 / 1 LILACS  
             
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: lil-307430
Autor: Imianowski, Shirlei.
Título: Percepçöes de crianças em idade escolar sobre saúde, por meio da interpretaçäo do desenho infantil / Perceptions of children's in school age about health, through the interpretation of the infantile drawing.
Fonte: Säo Paulo; s.n; 2001. 106 p. ilus, tab.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Prática de Saúde Pública para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Objetivo. Verificar quais säo as percepçöes sobre saúde de crianças em idade escolar em uma instituiçäo assistencial, permitindo dessa forma a leitura desta realidade para posterior planejamento de açöes em saúde. Método. A investigaçäo constituiu-se de um estudo de caso, fundamentando-se em abordagem qualitativa. Foram coletados 68 desenhos sobre a temática saúde, produzidos por crianças na faixa etária de 8-12 anos. Utilizou-se a interpretaçäo e análise de desenhos infantis, inserindo os conceitos-chaves abstraídos das produçöes gráficas em categorias pré-definidas, à saber: higiene bucal: condiçöes ambientais, alimentaçäo, saúde, integraçäo das categorias. Resultados. A análise demonstrou que a percepçäo sobre saúde dá-se de forma diferenciada. A categoria integrada apresentou um maior número de produçöes gráficas, seguida em ordem decrescente pelas categorias: condiçöes ambientais, saúde, higiene geral, alimentaçäo e bucal. A categoria bucal näo foi representada em nenhuma produçäo. Observou-se a presença marcante de fatores sociais como família, escola, meio ambiente influenciando os conceitos formados, além do ranço higienista existente. Conclusöes: Apesar da categoria bucal näo ter sido representada isoladamente, ela aparece em algumas produçöes da categoria integrada, demonstrando a percepçäo de saúde de forma abrangente com demais condicionantes da saúde
Descritores: Educação em Saúde
Percepção
SAUDE INFANTIL (SAUDE PUBLICA)
-Saúde Bucal
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência
BR67.1; 371.7, 65. 41795/2002; BR67.1; Mtr, 1052. 41796/2002



página 1 de 1
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde