Adaptaçäo brasileira do International Dyslexia Test: perfil cognitivo de crianças com escrita pobre / Brazilian adaptation of the international dyslexia test: cognitive profile of children with poor writing
Temas desenvolv
; 10(57): 30-37, jul.-ago. 2001. tab
Artigo
em Português
| LILACS
| ID: lil-337513
Biblioteca responsável:
BR1342.1
RESUMO
O International Dyslexia Test (IDT) avalia diferentes habilidades cognitivas relacionadas à aquisiçäo de leitura e escrita, como consciência fonológica, processamento auditivo, processamento visual, velocidade de processamento, sequenciamento, habilidades motoras, raciocínio e habilidades matemáticas. Ele já foi traduzido para diferentes línguas e é usado como instrumento para o diagnóstico da dislexia em uma série de países. Este estudo preliminar com alunos brasileiros de primeira série de escola pública, teve como objetivo adaptar o teste ao português brasileiro e verificar as habilidades cognitivas em que os bons e maus leitores diferem. Os resultados mostraram que crianças com dificuldades de escritas tiveram desempenhos significativamente inferiores às crianças sem dificuldades de escrita em consciência fonológica, processamento auditivo, sequenciamento e velocidade de processamento. Entretanto seus escores foram semelhantes em habilidades motoras, processamento visual e habilidades aritméticas...
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Coleções:
Bases de dados internacionais
Base de dados:
LILACS
Assunto principal:
Dislexia
/
Escrita Manual
/
Testes de Linguagem
Limite:
Criança
/
Feminino
/
Humanos
/
Masculino
País/Região como assunto:
América do Sul
/
Brasil
Idioma:
Português
Revista:
Temas desenvolv
Assunto da revista:
Patologia da Fala e Linguagem
Ano de publicação:
2001
Tipo de documento:
Artigo
País de afiliação:
Brasil
Instituição/País de afiliação:
Universidade de São Paulo/BR