Your browser doesn't support javascript.
loading
Adaptaçäo brasileira do International Dyslexia Test: perfil cognitivo de crianças com escrita pobre / Brazilian adaptation of the international dyslexia test: cognitive profile of children with poor writing
Capovilla, Alessandra G. Seabra; Smythe, Ian; Capovilla, Fernando C; Everatt, John.
Afiliação
  • Capovilla, Alessandra G. Seabra; Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia. BR
  • Smythe, Ian; Universidade de Surrey. Departamento de Psicologia.
  • Capovilla, Fernando C; Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia. BR
  • Everatt, John; Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia. BR
Temas desenvolv ; 10(57): 30-37, jul.-ago. 2001. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-337513
Biblioteca responsável: BR1342.1
RESUMO
O International Dyslexia Test (IDT) avalia diferentes habilidades cognitivas relacionadas à aquisiçäo de leitura e escrita, como consciência fonológica, processamento auditivo, processamento visual, velocidade de processamento, sequenciamento, habilidades motoras, raciocínio e habilidades matemáticas. Ele já foi traduzido para diferentes línguas e é usado como instrumento para o diagnóstico da dislexia em uma série de países. Este estudo preliminar com alunos brasileiros de primeira série de escola pública, teve como objetivo adaptar o teste ao português brasileiro e verificar as habilidades cognitivas em que os bons e maus leitores diferem. Os resultados mostraram que crianças com dificuldades de escritas tiveram desempenhos significativamente inferiores às crianças sem dificuldades de escrita em consciência fonológica, processamento auditivo, sequenciamento e velocidade de processamento. Entretanto seus escores foram semelhantes em habilidades motoras, processamento visual e habilidades aritméticas...
Assuntos
Buscar no Google
Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Assunto principal: Dislexia / Escrita Manual / Testes de Linguagem Limite: Criança / Feminino / Humanos / Masculino País/Região como assunto: América do Sul / Brasil Idioma: Português Revista: Temas desenvolv Assunto da revista: Patologia da Fala e Linguagem Ano de publicação: 2001 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil Instituição/País de afiliação: Universidade de São Paulo/BR
Buscar no Google
Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Assunto principal: Dislexia / Escrita Manual / Testes de Linguagem Limite: Criança / Feminino / Humanos / Masculino País/Região como assunto: América do Sul / Brasil Idioma: Português Revista: Temas desenvolv Assunto da revista: Patologia da Fala e Linguagem Ano de publicação: 2001 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil Instituição/País de afiliação: Universidade de São Paulo/BR
...