Your browser doesn't support javascript.
loading
Relaçao entre os processos cognitivos envolvidos na leitura de palavras e as habilidades de consciência fonológica em escolares / Relationship between the cognitive processes involved in word reading and phonological awareness skills in school age children
Salles, Jerusa Fumagalli de; Parente, Maria Alice de Mattos Pimenta.
Afiliação
  • Salles, Jerusa Fumagalli de; Universidade Federal do Rio Grande do Sul. BR
  • Parente, Maria Alice de Mattos Pimenta; Universidade Federal do Rio Grande do Sul. BR
Pró-fono ; 14(2): 175-186, maio-ago. 2002. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-348622
Biblioteca responsável: BR584.1
RESUMO
Tema a leitura é constituída por múltiplos processos interdependentes.

Objetivo:

analisar as rotas preferencialmente usadas na leitura de palavras e sua relaçao com consciência fonológica.

Método:

76 crianças de 2ª e 3ª séries do ensino fundamental foram avaliadas quanto a leitura de palavras isoladas (reais e pseudopalavras) e consciência fonológica.

Resultados:

identificou-se 4 grupos de leitores. Os bons leitores por ambas rotas (fonológica e lexical) apresentaram melhortes habilidades de consciência fonológica. Conclusa o modelo de leitura de dupla-rota foi válido para explicar as habilidades de leitura das crianças estudadas. O leitor hábil é aquele que faz uso proficiente de ambas as rotas de leitura, apresentando melhores habilidades de consciência fonológica.
Assuntos
Buscar no Google
Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Assunto principal: Leitura / Percepção Auditiva / Estudantes / Audição Limite: Criança / Feminino / Humanos / Masculino Idioma: Português Revista: Pró-fono Assunto da revista: Patologia da Fala e Linguagem Ano de publicação: 2002 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil Instituição/País de afiliação: Universidade Federal do Rio Grande do Sul/BR
Buscar no Google
Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Assunto principal: Leitura / Percepção Auditiva / Estudantes / Audição Limite: Criança / Feminino / Humanos / Masculino Idioma: Português Revista: Pró-fono Assunto da revista: Patologia da Fala e Linguagem Ano de publicação: 2002 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil Instituição/País de afiliação: Universidade Federal do Rio Grande do Sul/BR
...