Relaçao entre os processos cognitivos envolvidos na leitura de palavras e as habilidades de consciência fonológica em escolares / Relationship between the cognitive processes involved in word reading and phonological awareness skills in school age children
Pró-fono
; 14(2): 175-186, maio-ago. 2002. tab
Artigo
em Português
| LILACS
| ID: lil-348622
Biblioteca responsável:
BR584.1
RESUMO
Tema a leitura é constituída por múltiplos processos interdependentes. Objetivo:
analisar as rotas preferencialmente usadas na leitura de palavras e sua relaçao com consciência fonológica.Método:
76 crianças de 2ª e 3ª séries do ensino fundamental foram avaliadas quanto a leitura de palavras isoladas (reais e pseudopalavras) e consciência fonológica.Resultados:
identificou-se 4 grupos de leitores. Os bons leitores por ambas rotas (fonológica e lexical) apresentaram melhortes habilidades de consciência fonológica. Conclusa o modelo de leitura de dupla-rota foi válido para explicar as habilidades de leitura das crianças estudadas. O leitor hábil é aquele que faz uso proficiente de ambas as rotas de leitura, apresentando melhores habilidades de consciência fonológica.
Buscar no Google
Coleções:
Bases de dados internacionais
Base de dados:
LILACS
Assunto principal:
Leitura
/
Percepção Auditiva
/
Estudantes
/
Audição
Limite:
Criança
/
Feminino
/
Humanos
/
Masculino
Idioma:
Português
Revista:
Pró-fono
Assunto da revista:
Patologia da Fala e Linguagem
Ano de publicação:
2002
Tipo de documento:
Artigo
País de afiliação:
Brasil
Instituição/País de afiliação:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul/BR