Your browser doesn't support javascript.
loading
Desenvolvimento de conceitos: o paradigma das descobertas / Development of concepts: the discovery paradigm
Lomônaco, José Fernando Bitencourt; Capovilla, Alessandra Gotuzo Seabra; Costa, Carlos Eduardo; Albernaz, Jussara Martins; Souza, Marcia Azevedo de; Aguiar, Ramatis Monteiro.
Afiliação
  • Lomônaco, José Fernando Bitencourt; Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia. São Paulo. BR
  • Capovilla, Alessandra Gotuzo Seabra; Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia. São Paulo. BR
  • Costa, Carlos Eduardo; s.af
  • Albernaz, Jussara Martins; Universidade Federal do Espírito Santo. Centro Pedagógico. Vitória. BR
  • Souza, Marcia Azevedo de; s.af
  • Aguiar, Ramatis Monteiro; s.af
Psicol. esc. educ ; 4(2): 31-39, dez. 2000. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-352912
Biblioteca responsável: BR85.1
RESUMO
Keil investigou se a descoberta de essências internas ou princípios causais subjacentes alterariam as categorizações de crianças sobre conceitos de espécies naturais e artefatos. Esse trabalho replica parte do experimento do Keil (1989), buscando validar seus resultados em nosso meio. Participaram 30 crianças, subdivididas em três grupos de 6/7, 8/9, 10/11 anos. Foram narradas a cada criança quatro estórias elaboradas por Keil, previamente traduzidas, duas referentes a espécies naturais e duas a artefatos. Eram relatadas situações em que cientistas "descobriam" que, debaixo dos aspectos superficiais de uma coisa, escondiam-se propriedades definidoras de uma outra coisa. Ao final de cada estória, o experimentador perguntava à criança "Você acha que são X ou Y?", em que X referia-se à aparência do objeto e Y aos atributos definidores. No tocante a artefatos, os sujeitos não se influenciaram pelos aspectos superficiais, avaliando corretamente a identidade dos artefatos. Todavia, em relação a espécies naturais, somente com o aumento da idade os atributos definidores passaram a ser considerados. Tais achados afirmam os de Keil
Assuntos
Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Assunto principal: Formação de Conceito / Processos Mentais Limite: Criança / Feminino / Humanos / Masculino Idioma: Português Revista: Psicol. esc. educ Assunto da revista: Educa‡Æo / Psicologia Ano de publicação: 2000 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil Instituição/País de afiliação: Universidade Federal do Espírito Santo/BR / Universidade de São Paulo/BR
Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Assunto principal: Formação de Conceito / Processos Mentais Limite: Criança / Feminino / Humanos / Masculino Idioma: Português Revista: Psicol. esc. educ Assunto da revista: Educa‡Æo / Psicologia Ano de publicação: 2000 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil Instituição/País de afiliação: Universidade Federal do Espírito Santo/BR / Universidade de São Paulo/BR
...