Desenvolvimento de conceitos: o paradigma das descobertas / Development of concepts: the discovery paradigm
Psicol. esc. educ
; 4(2): 31-39, dez. 2000. tab
Artigo
em Português
| LILACS
| ID: lil-352912
Biblioteca responsável:
BR85.1
RESUMO
Keil investigou se a descoberta de essências internas ou princípios causais subjacentes alterariam as categorizações de crianças sobre conceitos de espécies naturais e artefatos. Esse trabalho replica parte do experimento do Keil (1989), buscando validar seus resultados em nosso meio. Participaram 30 crianças, subdivididas em três grupos de 6/7, 8/9, 10/11 anos. Foram narradas a cada criança quatro estórias elaboradas por Keil, previamente traduzidas, duas referentes a espécies naturais e duas a artefatos. Eram relatadas situações em que cientistas "descobriam" que, debaixo dos aspectos superficiais de uma coisa, escondiam-se propriedades definidoras de uma outra coisa. Ao final de cada estória, o experimentador perguntava à criança "Você acha que são X ou Y?", em que X referia-se à aparência do objeto e Y aos atributos definidores. No tocante a artefatos, os sujeitos não se influenciaram pelos aspectos superficiais, avaliando corretamente a identidade dos artefatos. Todavia, em relação a espécies naturais, somente com o aumento da idade os atributos definidores passaram a ser considerados. Tais achados afirmam os de Keil
Texto completo:
Disponível
Coleções:
Bases de dados internacionais
Base de dados:
LILACS
Assunto principal:
Formação de Conceito
/
Processos Mentais
Limite:
Criança
/
Feminino
/
Humanos
/
Masculino
Idioma:
Português
Revista:
Psicol. esc. educ
Assunto da revista:
EducaÆo
/
Psicologia
Ano de publicação:
2000
Tipo de documento:
Artigo
País de afiliação:
Brasil
Instituição/País de afiliação:
Universidade Federal do Espírito Santo/BR
/
Universidade de São Paulo/BR