Base de dados : LILACS
Pesquisa : 355479 [Identificador único]
Referências encontradas : 1 [refinar]
Mostrando: 1 .. 1   no formato [Detalhado]

página 1 de 1

  1 / 1 LILACS  
             
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Malafaia, Osvaldo
Id: lil-355479
Autor: Gomes, Guilherme F; Campos, Antônio Carlos L; Pisani, Júlio C; Macedo Filho, Evaldo D; Ribas Filho, Jurandir M; Malafaia, Osvaldo; Czeczko, Nicolau G.
Título: Sonda nasoenteral, aspiração traqueal e pneumonia aspirativa em pacientes hospitalizados com doença cérebro-vascular complicada por disfagia orofaríngea / Nasogastric feeding tube, aspiration and aspiration pneumonia in hospitalized stroke patients with oropharyngeal dysphagia
Fonte: ABCD arq. bras. cir. dig;16(4):189-192, out.-dez. 2003. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Racional - Estima-se que dentre os 300.000 a 600.000 indivíduos com doenças neurológicas que são afetados por disfagia orofaríngea nos Estados Unidos todos os anos, 37% deles desenvolverão pneumonia aspirativa, e 3,8% morrerão, se não fizerem parte dos programas de diagnósticos e tratamento da disfagia orofaríngea. Objetivo - Verificar a associação da presença da sonda nasoenteral com aspiração e pneumonia aspirativa, em pacientes com doença cerebrovascular, complicada por diafagia orofaríngea. Casuística e Método - Foram estudados 123 pacientes com disfagia orofaríngea comprovada por exames instrumentais (estudo endoscópico da deglutição FEES e videofluoroscopia da deglutição), que foram realizados em todos os pacientes. Eles foram acompanhados por seis meses, e neste período PA foi diagnosticado em 36 deles. Resultados - Os pacientes com sonda nasoenteral apresentaram maior freqüência de pneumonia aspirativa e de aspiração do que os sem sonda (P=0,0001 e P=0,048, respectivamente). Conclusão - Os pacientes com doença cerebrovascular complicados por disfagia e portadores de sondas nasoenterais promovem acúmulo de secreções na faringe e aumento do ph intragástrico com conseqüente colonização bacteriana. Esta situação aumenta o risco de aspiração e pneumonia. O seu uso deveria ser restrito e bem indicado.
Descritores: Intubação Gastrointestinal/efeitos adversos
Orofaringe
Pneumonia Aspirativa
Acidente Vascular Cerebral
Sucção
Transtornos de Deglutição/complicações
Transtornos de Deglutição/fisiopatologia
-Hospitalização
Nutrição Enteral/efeitos adversos
Faringe
Fatores de Risco
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME



página 1 de 1
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde