Desempenho de escolares leitores proficientes no teste de nomeação automatizada rápida - RAN / Performance of proficient reading students in the test of rapid automatized naming - RAN
Temas desenvolv
; 12(69): 26-32, jul.-ago. 2003. tab, graf
Artigo
em Português
| LILACS
| ID: lil-365113
Biblioteca responsável:
BR1342.1
RESUMO
O teste de nomeação automatizada rápida (RAN) mede a velocidade do sujeito em acessar e recuperar atividades verbais na nomeação contínua de diversos estímulos visuais. Este estudo teve por objetivo verificar o desempenho de escolares leitores proficientes de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental de escola pública estadual no Município de São Carlos, SP, no teste de Nomeação Automatizada Rápida (RAN). Participaram deste estudo 80 escolares de ambos os sexos, sem queixas acadêmicas, que foram submetidos a aplicação das subprovas de cores, letras, dígitos e objetos. Os resultados permitiram verificar o aumento gradual da velocidade de nomeação dos códigos de acordo com a velocidade de nomeação em todas as subprovas, considerando-se a idade e a escolarização dos sujeitos da 1ª a 4ª série. A partir dos resultados verificamos que os escolares de um modo geral nomeiam com maior velocidade letras e números devido a uma maior capacidade de automatização e acesso a memória de curto prazo, evidenciando, assim, maior utilização de processos atencionais e percentuais
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Coleções:
Bases de dados internacionais
Base de dados:
LILACS
Assunto principal:
Leitura
/
Criança
/
Ensino Fundamental e Médio
/
Aprendizagem
Limite:
Criança
/
Feminino
/
Humanos
/
Masculino
Idioma:
Português
Revista:
Temas desenvolv
Assunto da revista:
Patologia da Fala e Linguagem
Ano de publicação:
2003
Tipo de documento:
Artigo
País de afiliação:
Brasil
Instituição/País de afiliação:
Universidade de Campinas/BR