Your browser doesn't support javascript.
loading
Desempenho de escolares leitores proficientes no teste de nomeação automatizada rápida - RAN / Performance of proficient reading students in the test of rapid automatized naming - RAN
Ferreira, Taís de Lima; Capellini, Simone Aparecida; Ciasca, Sylvia Maria; Tonelotto, Josiane M. de Freitas.
Afiliação
  • Ferreira, Taís de Lima; Universidade de Campinas. Faculdade de Ciencias Médicas. Campinas. BR
  • Capellini, Simone Aparecida; Universidade de Campinas. Faculdade de Ciencias Médicas. Campinas. BR
  • Ciasca, Sylvia Maria; Universidade de Campinas. Faculdade de Ciencias Médicas. Campinas. BR
  • Tonelotto, Josiane M. de Freitas; Universidade de Campinas. Faculdade de Ciencias Médicas. Campinas. BR
Temas desenvolv ; 12(69): 26-32, jul.-ago. 2003. tab, graf
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-365113
Biblioteca responsável: BR1342.1
RESUMO
O teste de nomeação automatizada rápida (RAN) mede a velocidade do sujeito em acessar e recuperar atividades verbais na nomeação contínua de diversos estímulos visuais. Este estudo teve por objetivo verificar o desempenho de escolares leitores proficientes de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental de escola pública estadual no Município de São Carlos, SP, no teste de Nomeação Automatizada Rápida (RAN). Participaram deste estudo 80 escolares de ambos os sexos, sem queixas acadêmicas, que foram submetidos a aplicação das subprovas de cores, letras, dígitos e objetos. Os resultados permitiram verificar o aumento gradual da velocidade de nomeação dos códigos de acordo com a velocidade de nomeação em todas as subprovas, considerando-se a idade e a escolarização dos sujeitos da 1ª a 4ª série. A partir dos resultados verificamos que os escolares de um modo geral nomeiam com maior velocidade letras e números devido a uma maior capacidade de automatização e acesso a memória de curto prazo, evidenciando, assim, maior utilização de processos atencionais e percentuais
Assuntos
Buscar no Google
Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Assunto principal: Leitura / Criança / Ensino Fundamental e Médio / Aprendizagem Limite: Criança / Feminino / Humanos / Masculino Idioma: Português Revista: Temas desenvolv Assunto da revista: Patologia da Fala e Linguagem Ano de publicação: 2003 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil Instituição/País de afiliação: Universidade de Campinas/BR
Buscar no Google
Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Assunto principal: Leitura / Criança / Ensino Fundamental e Médio / Aprendizagem Limite: Criança / Feminino / Humanos / Masculino Idioma: Português Revista: Temas desenvolv Assunto da revista: Patologia da Fala e Linguagem Ano de publicação: 2003 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil Instituição/País de afiliação: Universidade de Campinas/BR
...