Your browser doesn't support javascript.
loading
Estudo com atletas de voleibol: a comunicação e o rendimento nos treinamentos / Research with volleyball athletes: communication between the athletes and their fulfillment during the training
São Paulo; s.n; 2002. 121 p. graf.
Tese em Português | LILACS | ID: lil-397990
Biblioteca responsável: BR85.1
Localização: BR85.1; T GV706.4, F475e
RESUMO
Este trabalho busca identificar quais comportamentos as atletas relatam como prejudiciais ao seu rendimento e do time, gerar comportamentos alternativos e verificar se são seguidos posteriormente. Foram realizados dois estudos com atletas de voleibol, do sexo feminino, entre 15 e 18 anos. No estudo um, com vinte e quatro, solicitou-se que relatassem o que poderia acontecer em um jogo que prejudicava ou favorecia seu rendimento. As respostas foram gravadas e transcritas. Observou-se que punição ou ameaça de punição prejudicavam seu rendimento. Favorecem apoio dos colegas, após cn-o e aprovação após boa jogada, e instrução do técnico após erro e elogio após boa jogada. Comportamentos da própria atleta são citados como prejudiciais ao seu rendimento. O estudo dois foi realizado cota doze atletas, seis participaram do Estudo I e seis eram ingênuas experimentalmente. Foram realizadas filmagens de três treinos coletivos. As atletas assistiram ao vídeo do treino um, com instrução para interromhc-lo ao observarem situações que prejudicaram o rendimento. A cada jogada, o pesquisador perguntava o que poderiam fazer para ajudar umas às outras naquela situação. O pesquisador selecionou no vídeo jogadas do treino dois semelhantes as identificada pelas atletas como prejudiciais no treino um. As atletas assistiram ao vídeo do treino dois e sugeriram comportamentos alternativos. No final da sessão o pesquisador fez urrar resumo dos comportamentos propostos e explicou que o objetivo era que os utilizassem no próximo treino. Conclui-se que ao observar o vídeo dos treinos, as atletas descrevem comportamentos antecedentes aos erros e identificam estímulos relevantes para os quais têm de prestar atenção (bola, posicionamento das colegas). Os comportamentos sugeridos pelas atletas são sobre melhorar a comunicação entre elas crer treinos e jogos, para auxiliá-las a voltar sua atenção para estes estímulos. O número de erros nas situações destacadas pelas atletas é menor após observarem o vídeo
Assuntos
Buscar no Google
Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Assunto principal: Esportes / Comportamento Idioma: Português Ano de publicação: 2002 Tipo de documento: Tese
Buscar no Google
Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Assunto principal: Esportes / Comportamento Idioma: Português Ano de publicação: 2002 Tipo de documento: Tese
...