Desempenho de escolares com distúrbio específico de leitura em programa de remediação / Performance of scholars with specific reading disabilities in a remediation program
Pró-fono
; 16(3): 261-274, set.-dez. 2004. tab
Artigo
em Português
| LILACS
| ID: lil-398002
Biblioteca responsável:
BR1.1
RESUMO
Tema o distúrbio específico de leitura é decorrente de alterações em habilidades da linguagem. Objetivo:
caracterizar o desempenho neurológico, cognitivo e fonológico de escolares com distúrbio específico de leitura pré e pós programa de remediação fonológica.Método:
Grupo I, composto por dez escolares com distúrbio específico de leitura que não foram submetidos ao programa de remediação e Grupo II, composto por dez escolares com distúrbio específico de leitura submetidos ao programa. Foram realizadas avaliações neurológicas, psicológicas, de desempenho escolar, fonológica e de leitura/escrita na pré e pós-testagem.Resultados:
os escolares submetidos ao programa de remediação apresentaram melhora no desempenho neurológico, cognitivo e no processamento fonológico da informação.Conclusão:
favorecimento da emergência da consciência fonológica e sintática após a realização do programa de remediação.
Buscar no Google
Coleções:
Bases de dados internacionais
Base de dados:
LILACS
Assunto principal:
Ensino de Recuperação
/
Fonética
/
Dislexia
Tipo de estudo:
Estudo diagnóstico
/
Estudo de avaliação
/
Estudo observacional
/
Fatores de risco
Limite:
Criança
/
Feminino
/
Humanos
/
Masculino
Idioma:
Português
Revista:
Pró-fono
Assunto da revista:
Patologia da Fala e Linguagem
Ano de publicação:
2004
Tipo de documento:
Artigo
País de afiliação:
Brasil
Instituição/País de afiliação:
Universidade Estadual de Campinas/BR
/
Universidade Estadual de São Paulo/BR