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O escolar soropositivo para o HIV: sob olhar dos educadores / The soropositive student for HIV: under the view of educators
São Paulo; s.n; 2005. 76 p. tab.
Tese em Português | LILACS | ID: lil-398673
Biblioteca responsável: BR91.2
Localização: BR91.2; W4, M827e, 2005
RESUMO
A criança inicia sua caminhada social por meio das convivência escolar, e, assim, encontra as referências para sua socialização com o mundo circundante nas relações futuras. Para o escolar soropositivo para HIV (Vírus da Imunideficiência Humana), esta trajetória é mais desafiadora em decorrência de sua história de vida, aliada à natural exclusão dos "diferentes", tão comuns nessa idade. Este estudo tem como objetivo conhecer a visão dos educadores do cotidiano dos escolares soropositivos para HIV, com idade cronológica de 7 a 12 anos e conhecer sua opinião a respeito do preparo específico recebido para lidar com os escolares soropositivos para HIV. Por ser uma proposta fenomenológica, optou-se pela abordagem qualitativa fenomenológica descritiva. Os dados foram coletados por intermédio de entrevistas semi-estruturadas com 20 educadores e analisados pelo método do Discurso do Sujeito Coletivo, preconizado por Lefévre. A pesquisa permitiu identificar a percepção de preconceitos no cotidiano escolar, as atitudes ambíguas em relação ao futuro do escolar soropositivo para HIV, e o medo de contaminação permeado pela falta de orientação e treinamento. Observou-se a necessidade de criação de ações educativas conjuntas, com a finalidade de esclarecer e treinar os educadores sobre normas de biossegurança. Tendo em vista a importância da escola no desenvolvimento da criança soropotivo para HIV e da instituição de saúde no empenho de evitar a progressão da infecção estabelecida, torna-se relevante um trabalho conjunto para oferecer uma qualidade de vida melhor, não se importando com o número de anos esperado para essa vida
Assuntos
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Coleções: Bases de dados internacionais Contexto em Saúde: ODS3- Meta 3D Reforçar a capacidade de alerta precoce, redução e gestão de riscos de saúde nacionais e globais / ODS3 - Saúde e Bem-Estar Problema de saúde: Riscos Biológicos / Meta 3.3: Acabar com as doenças tropicais negligenciadas e combater as doenças transmissíveis Base de dados: LILACS Assunto principal: Comportamento / Criança / Educação Infantil / Síndrome de Imunodeficiência Adquirida Tipo de estudo: Estudo prognóstico Aspecto: Preferência do paciente Limite: Criança / Feminino / Humanos / Masculino Idioma: Português Ano de publicação: 2005 Tipo de documento: Tese
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Coleções: Bases de dados internacionais Contexto em Saúde: ODS3- Meta 3D Reforçar a capacidade de alerta precoce, redução e gestão de riscos de saúde nacionais e globais / ODS3 - Saúde e Bem-Estar Problema de saúde: Riscos Biológicos / Meta 3.3: Acabar com as doenças tropicais negligenciadas e combater as doenças transmissíveis Base de dados: LILACS Assunto principal: Comportamento / Criança / Educação Infantil / Síndrome de Imunodeficiência Adquirida Tipo de estudo: Estudo prognóstico Aspecto: Preferência do paciente Limite: Criança / Feminino / Humanos / Masculino Idioma: Português Ano de publicação: 2005 Tipo de documento: Tese
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