Por uma nova abordagem de mudança social: a comunicação do compromisso / For a new approach of social change: committing communication
Psicol. teor. pesqui
; 21(1): 27-32, jan.-abr. 2005.
Artigo
em Português
| LILACS
| ID: lil-400699
Biblioteca responsável:
BR1.1
RESUMO
Os limites das ações de comunicação que repousam sobre a informação e a persuasão são conhecidos. Se elas permitem modificar as atitudes e os saberes, elas não permitem, entretanto, modificar os comportamentos efetivos, porque boas atitudes não são suficientes para ter bons comportamentos. O objetivo deste artigo é propor uma nova abordagem de mudança social à luz da teoria do compromisso. Três estudos são relatados, mostrando sua eficácia para promover os comportamentos de cidadania desejados (participação eleitoral, proteção do meio-ambiente e economia de energia). Esta abordagem, chamada "comunicação do compromisso", apóia-se sobre os atos preparatórios e os atos de comprometimento que convém obter das pessoas enfocadas.
Texto completo:
Disponível
Coleções:
Bases de dados internacionais
Base de dados:
LILACS
Idioma:
Português
Revista:
Psicol. teor. pesqui
Assunto da revista:
Psicologia
Ano de publicação:
2005
Tipo de documento:
Artigo
País de afiliação:
França
Instituição/País de afiliação:
Université de Provence/FR