Your browser doesn't support javascript.
loading
Por uma nova abordagem de mudança social: a comunicação do compromisso / For a new approach of social change: committing communication
Joule, Robert Vincent; Bernard, Françoise.
Afiliação
  • Joule, Robert Vincent; Université de Provence. FR
  • Bernard, Françoise; Université de Provence. FR
Psicol. teor. pesqui ; 21(1): 27-32, jan.-abr. 2005.
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-400699
Biblioteca responsável: BR1.1
RESUMO
Os limites das ações de comunicação que repousam sobre a informação e a persuasão são conhecidos. Se elas permitem modificar as atitudes e os saberes, elas não permitem, entretanto, modificar os comportamentos efetivos, porque boas atitudes não são suficientes para ter bons comportamentos. O objetivo deste artigo é propor uma nova abordagem de mudança social à luz da teoria do compromisso. Três estudos são relatados, mostrando sua eficácia para promover os comportamentos de cidadania desejados (participação eleitoral, proteção do meio-ambiente e economia de energia). Esta abordagem, chamada "comunicação do compromisso", apóia-se sobre os atos preparatórios e os atos de comprometimento que convém obter das pessoas enfocadas.
Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Idioma: Português Revista: Psicol. teor. pesqui Assunto da revista: Psicologia Ano de publicação: 2005 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: França Instituição/País de afiliação: Université de Provence/FR
Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Idioma: Português Revista: Psicol. teor. pesqui Assunto da revista: Psicologia Ano de publicação: 2005 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: França Instituição/País de afiliação: Université de Provence/FR
...