Professor-estresse: análise de produção científica / Teacher-stress: analysis of scientific production
Psicol. esc. educ
; 7(1): 33-46, jan.-jun. 2003. tab
Artigo
em Português
| LILACS
| ID: lil-405870
Biblioteca responsável:
BR85.1
RESUMO
A associação professor-estresse é examinada no contexto educacional. O estresse do professor está relacionado a variáveis do meio acadêmico, de fora da escola e do professor. O impacto desta associação influi na saúde do professor, no seu desempenho e na qualidade do processo ensino-aprendizagem. Com o objetivo de apresentar uma perspectiva de como a matéria está sendo considerada na literatura internacional, foi analisada a produção arrolada na base bibliográfica PsycArticle, de 1987 a 2002. Somente 28 artigos consideraram a relação professor-estresse. Eles foram analisados quanto aos indicadores de progresso científico autoria, tipo de trabalho e área específica de conteúdo. Há poucas pesquisas na área, elas são descritivas e produzidas por grupos de pesquisadores
Texto completo:
Disponível
Coleções:
Bases de dados internacionais
Base de dados:
LILACS
Assunto principal:
Qualidade de Vida
/
Estresse Psicológico
/
Estudos de Casos e Controles
/
Educação
Tipo de estudo:
Estudo observacional
Aspecto:
Preferência do paciente
Idioma:
Português
Revista:
Psicol. esc. educ
Assunto da revista:
EducaÆo
/
Psicologia
Ano de publicação:
2003
Tipo de documento:
Artigo
País de afiliação:
Brasil
Instituição/País de afiliação:
Pontifícia Universidade Católica de Campinas/BR