Your browser doesn't support javascript.
loading
Práticas educativas como forma de predição de problemas de comportamento e competência social / Educational practices as behavior and social competence problems predicting issues
Salvo, Caroline Guisantes de; Silvares, Edwiges Ferreira de Matos; Toni, Plínio Marco de.
Afiliação
  • Salvo, Caroline Guisantes de; Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia. São Paulo. BR
  • Silvares, Edwiges Ferreira de Matos; Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia. São Paulo. BR
  • Toni, Plínio Marco de; Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia. São Paulo. BR
Estud. psicol. (Campinas) ; 22(2): 187-195, abr.-jun. 2005. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-423904
Biblioteca responsável: BR85.1
RESUMO
O modelo de Estilo Parental de Gomide é composto por sete práticas educativas avaliadas através de um Inventário de Estilos Parentais cinco relacionadas ao desenvolvimento de comportamentos anti-sociais (abuso físico, punição inconsistente, disciplina relaxada, monitoria negativa e negligência) e duas favoráveis ao desenvolvimento de comportamentos pró-sociais (monitoria positiva e comportamento moral). O Child Behavior Check List é composto de duas partes, sendo que a primeira se destina à avaliação de competência social e a segunda à de problemas de comportamento. O objetivo deste trabalho foi levantar quais práticas educativas poderiam ser preditoras de comportamentos listados pelo Child Behavior Check List. Participaram deste estudo trinta crianças, com idades entre onze e treze anos, da rede pública de ensino, e um de seus pais. Obteve-se por meio de regressão estatística que monitoria positiva e comportamento moral são variáveis preditoras de comportamentos pró-sociais, e sua falta aliada às práticas negativas são preditoras de distúrbios do comportamento
Assuntos
Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Assunto principal: Psicologia Educacional / Comportamento Social / Transtornos do Comportamento Infantil Tipo de estudo: Estudo prognóstico / Fatores de risco Aspecto: Determinantes sociais da saúde Limite: Adulto / Criança / Feminino / Humanos / Masculino Idioma: Português Revista: Estud. psicol. (Campinas) Assunto da revista: Psicologia Ano de publicação: 2005 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil Instituição/País de afiliação: Universidade de São Paulo/BR
Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Assunto principal: Psicologia Educacional / Comportamento Social / Transtornos do Comportamento Infantil Tipo de estudo: Estudo prognóstico / Fatores de risco Aspecto: Determinantes sociais da saúde Limite: Adulto / Criança / Feminino / Humanos / Masculino Idioma: Português Revista: Estud. psicol. (Campinas) Assunto da revista: Psicologia Ano de publicação: 2005 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil Instituição/País de afiliação: Universidade de São Paulo/BR
...