Práticas educativas como forma de predição de problemas de comportamento e competência social / Educational practices as behavior and social competence problems predicting issues
Estud. psicol. (Campinas)
; 22(2): 187-195, abr.-jun. 2005. tab
Artigo
em Português
| LILACS
| ID: lil-423904
Biblioteca responsável:
BR85.1
RESUMO
O modelo de Estilo Parental de Gomide é composto por sete práticas educativas avaliadas através de um Inventário de Estilos Parentais cinco relacionadas ao desenvolvimento de comportamentos anti-sociais (abuso físico, punição inconsistente, disciplina relaxada, monitoria negativa e negligência) e duas favoráveis ao desenvolvimento de comportamentos pró-sociais (monitoria positiva e comportamento moral). O Child Behavior Check List é composto de duas partes, sendo que a primeira se destina à avaliação de competência social e a segunda à de problemas de comportamento. O objetivo deste trabalho foi levantar quais práticas educativas poderiam ser preditoras de comportamentos listados pelo Child Behavior Check List. Participaram deste estudo trinta crianças, com idades entre onze e treze anos, da rede pública de ensino, e um de seus pais. Obteve-se por meio de regressão estatística que monitoria positiva e comportamento moral são variáveis preditoras de comportamentos pró-sociais, e sua falta aliada às práticas negativas são preditoras de distúrbios do comportamento
Texto completo:
Disponível
Coleções:
Bases de dados internacionais
Base de dados:
LILACS
Assunto principal:
Psicologia Educacional
/
Comportamento Social
/
Transtornos do Comportamento Infantil
Tipo de estudo:
Estudo prognóstico
/
Fatores de risco
Aspecto:
Determinantes sociais da saúde
Limite:
Adulto
/
Criança
/
Feminino
/
Humanos
/
Masculino
Idioma:
Português
Revista:
Estud. psicol. (Campinas)
Assunto da revista:
Psicologia
Ano de publicação:
2005
Tipo de documento:
Artigo
País de afiliação:
Brasil
Instituição/País de afiliação:
Universidade de São Paulo/BR