Gerência e competências gerais do enfermeiro / Management and general nursing competencies
Texto & contexto enferm
; 15(3): 492-499, jul.-set. 2006.
Artigo
em Português
| LILACS, BDENF - Enfermagem
| ID: lil-438989
Biblioteca responsável:
BR17.1
RESUMO
As políticas de educação por meio das Diretrizes Curriculares Nacionais visam direcionar as instituições de ensino superior para a formação das seguintes competências e habilidades gerais dos profissionais de saúde atenção à saúde, tomada de decisões, comunicação, liderança, administração e gerenciamento, educação permanente. Como a maioria das competências apontadas podem ser caracterizadas como competências gerenciais, o presente artigo busca descrevê-las e relacionar os conhecimentos necessários para a formação dessas competências. Essa classificação trouxe algumas reflexões conceituais que permitem analisar o trabalho do enfermeiro e as relações entre gerência e assistência...
Texto completo:
Disponível
Coleções:
Bases de dados internacionais
Contexto em Saúde:
ODS3 - Meta 3C Aumentar o financiamento da saúde e o recrutamento, desenvolvimento, formação e retenção da força de trabalho da saúde
/
Agenda de Saúde Sustentável para as Américas
Problema de saúde:
Autoridade e Responsabilidade dos Profissionais de Saúde
/
Objetivo 3: Recursos humanos em saúde
Base de dados:
BDENF - Enfermagem
/
LILACS
Assunto principal:
Enfermagem
/
Educação Baseada em Competências
/
Educação em Enfermagem
Tipo de estudo:
Estudo prognóstico
Limite:
Feminino
/
Humanos
/
Masculino
Idioma:
Português
Revista:
Texto & contexto enferm
Assunto da revista:
Cuidados de Enfermagem
/
Enfermagem
Ano de publicação:
2006
Tipo de documento:
Artigo
País de afiliação:
Brasil
Instituição/País de afiliação:
Universidade Federal do Paraná/BR
/
Universidade de São Paulo/BR