Your browser doesn't support javascript.
loading
Habilidades sociais e variáveis sociodemográficas em estudantes do ensino fundamental / Social skills and sociodemographic variables in elementary school students
Bandeira, Marina; Rocha, Sandra Silva; Freitas, Lucas Cordeiro; Del Prette, Zilda Aparecida Pereira; Del Prette, Almir.
Afiliação
  • Bandeira, Marina; Universidade Federal de São João del Rei. São João del Rei. BR
  • Rocha, Sandra Silva; Universidade Federal de São João del Rei. São João del Rei. BR
  • Freitas, Lucas Cordeiro; Universidade Federal de São João del Rei. São João del Rei. BR
  • Del Prette, Zilda Aparecida Pereira; Universidade Federal de São Carlos. São Carlos. BR
  • Del Prette, Almir; Universidade de São Paulo. São Paulo. BR
Psicol. estud ; 11(3): 541-549, set.-dez. 2006. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-452967
Biblioteca responsável: BR85.1
RESUMO
As habilidades sociais são consideradas situacionais, mas há poucos estudos no Brasil relacionando-as a variáveis sociodemográficas, especialmente com crianças. Investigou-se a importância e freqüência das habilidades sociais em relação a variáveis sociodemográficas, com 257 estudantes, de 1ª a 4 ª série do ensino fundamental. Para avaliar habilidades sociais, utilizou-se o Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais (SSRS) e, para o nível socioeconômico, o Critério Brasil. Participaram, como informantes, 185 pais e 12 professoras. Os resultados mostraram um efeito significativo do sexo, idade e indicadores socioeconômicos. Os melhores escores foram das meninas nas auto-avaliações e avaliação das professoras. A idade se correlacionou negativamente com auto-avaliação das habilidades sociais. Quanto maior a escolaridade dos pais e seu nível socioeconômico, maior o escore das habilidades sociais; quanto menor a importância atribuída pelos pais às habilidades sociais, menores os escores das crianças. O nível de habilidades sociais das crianças variou, portanto, em função de características sociodemográficas e sociais.
ABSTRACT
Social skills are situational, but a few researches evaluated its relation to sociodemographic variables in Brazil. This research investigated the social skills and its relation to sociodemographic variables in a sample of 257 elementary school students from 1st to 4th grades, in Brazil, using the SSRS scale (Social Skills Rating System). Socioeconomic levels were evaluated by "Criterio Brasil" scale. Participated in this research 185 parents e 12 teachers rating the children' s social skills. Results showed significant differences in gender, the girls having higher scores in social skills than the boys. Social skills were significantly and positively correlated to social economic level and parents level of education. Also, children from private schools had higher scores in social skills than those from public schools. Social skills were more frequent when considered important by parents. Age was negatively correlated to social skills, only in the self-evaluation scores. These results showed that the level of social skills in elementary school students vary according to sociodemographic and social variables.
RESUMEN
Las habilidades sociales son consideradas situacionales, pero hay pocos estudios en Brasil relacionándolas a variables sociodemográficas, especialmente con niños. Se investigó la importancia y frecuencia de las habilidades sociales en relación con variables sociodemográficas, con 257 estudiantes, de 1° a 4° año de enseñanza fundamental. Para evaluar habilidades sociales, se utilizó el Sistema de Evaluación de Habilidades Sociales (SSRS) y, para el nivel socioeconómico, el "Criterio Brasil". Participaron como informantes, 185 padres y 12 profesoras. Los resultados mostraron un efecto significativo de sexo, edad e indicadores socioeconómicos. Los mejores escores fueron de las chicas en las autoevaluaciones y evaluación de las profesoras. La edad se correlacionó negativamente con autoevaluación de las habilidades sociales. Cuanto mayor la escolaridad de los padres y su nivel socioeconómico, mayor el escore de las habilidades sociales; cuanto menor la importancia atribuida por los padres a las habilidades sociales, menores los escores de los niños. El nivel de habilidades sociales de los niños ha variado, por lo tanto, en función de características sociodemográficas y sociales.
Assuntos
Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Assunto principal: Aptidão / Estudantes / Educação Idioma: Português Revista: Psicol. estud Assunto da revista: Psicologia Ano de publicação: 2006 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil Instituição/País de afiliação: Universidade Federal de São Carlos/BR / Universidade Federal de São João del Rei/BR / Universidade de São Paulo/BR
Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Assunto principal: Aptidão / Estudantes / Educação Idioma: Português Revista: Psicol. estud Assunto da revista: Psicologia Ano de publicação: 2006 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil Instituição/País de afiliação: Universidade Federal de São Carlos/BR / Universidade Federal de São João del Rei/BR / Universidade de São Paulo/BR
...