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A humanização na perspectiva dos trabalhadores de enfermagem / Humanization in the perspective of nursing workers
Beck, Carmem Lúcia Colomé; Gonzales, Rosa Maria Bracini; Denardin, Janete Maria; Trindade, Letícia de Lima; Lautert, Liana.
Afiliação
  • Beck, Carmem Lúcia Colomé; Universidade Federal de Santa Maria. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Santa Maria. BR
  • Gonzales, Rosa Maria Bracini; Universidade Federal de Santa Maria. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Santa Maria. BR
  • Denardin, Janete Maria; Hospital Universitário de Santa Maria. Santa Maria. BR
  • Trindade, Letícia de Lima; Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Porto Alegre. BR
  • Lautert, Liana; Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Porto Alegre. BR
Texto & contexto enferm ; 16(3)jul.-set. 2007.
Artigo em Português | BDENF - Enfermagem, LILACS | ID: lil-464425
Biblioteca responsável: BR17.1
RESUMO
Este estudo objetivou identificar a percepção dos trabalhadores de enfermagem quanto à humanização da assistência em hospital universitário. Foi realizada uma pesquisa exploratório-descritiva que envolveu uma amostra de 120 trabalhadores. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário. Os dados quantitativos foram analisados por meio da estatística descritiva e os qualitativos através das etapas operacionais da pré-análise, exploração do material e interpretação dos resultados. O grupo foi composto predominantemente por auxiliares de enfermagem (46,7 por cento), do sexo feminino (87,5 por cento), com idade média de 39,8 anos e que trabalham na instituição, em média, há 9 anos. Consideram a instituição boa (69,2 por cento) e a recomendariam para terceiros, pois referem prestar cuidado humanizado (92,2 por cento) e voltado à integralidade (65,2 por cento), apesar de 65,8 por cento dos trabalhadores de enfermagem referirem vontade de reclamar e de 63,6 por cento ter presenciado situações em que o usuário foi mal atendido mais de duas vezes.
ABSTRACT
The objective of this study was to identify the nursing workers' perceptions concerning humanization of care at a university hospital. An exploratory descriptive research was conducted, which involved a sample of 120 workers. The instrument of data collection was a questionnaire with personal information and objective questions. The quantitative data was analyzed using descriptive statistics, with the qualitative data analyzed through operational steps of pre-analysis, exploration of the material, and interpretation of the results. The group was composed predominantly of nursing assistants (46.7 percent) who were women (87.5 percent), with an average age of 39.8 years and who work in the institution an average of 9 years. The institution was considered good by 69.2 percent of the participants, and would be recommended to others, for it was said to give humanized assistance by 92.2 percent of the responses, and directed toward moral integrity (65.2 percent), in spite of 65.8 percent of the nursing workers having witnessed situations in which the user was treated poorly more than twice.
RESUMEN
El objetivo de este estudio fue identificar la percepción de los trabajadores de enfermería en relación a la humanización de la asistencia en un hospital universitario. Para ello, se realizó una investigación exploratorio-descriptiva con una muestra de 120 trabajadores. Los datos fueron recolectados a través de un cuestionario. Los datos cuantitativos fueron analizados por medio de la estadística descriptiva, y los cualitativos, a través de las etapas operacionales de análisis previo, exploración del material e interpretación de los resultados. El grupo fue formado con el predominio de auxiliares de enfermería (46,7 por ciento), del sexo femenino (87,5 por ciento), con edad media de 39,8 años, que trabajan en la institución hace 9 años, en promedio. 69,2 por ciento de los entrevistados, consideran la institución buena y la recomendarían para terceros, pues 92,2 por ciento han referido el préstamo de cuidado humanizado, y 65,2 por ciento, vuelto a la integridad. 65,8 por ciento de los trabajadores de enfermería han manifestado deseo de reclamar, y 63,6 por ciento, refirieron haber presenciado situaciones en que el usuario ha sido mal atendido más de dos veces.
Assuntos

Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados internacionais Contexto em Saúde: Agenda de Saúde Sustentável para as Américas Problema de saúde: Objetivo 3: Recursos humanos em saúde Base de dados: BDENF - Enfermagem / LILACS Assunto principal: Assistência Hospitalar / Humanização da Assistência / Equipe de Enfermagem Tipo de estudo: Pesquisa qualitativa Limite: Humanos Idioma: Português Revista: Texto & contexto enferm Assunto da revista: Cuidados de Enfermagem / Enfermagem Ano de publicação: 2007 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil Instituição/País de afiliação: Hospital Universitário de Santa Maria/BR / Universidade Federal de Santa Maria/BR / Universidade Federal do Rio Grande do Sul/BR
Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados internacionais Contexto em Saúde: Agenda de Saúde Sustentável para as Américas Problema de saúde: Objetivo 3: Recursos humanos em saúde Base de dados: BDENF - Enfermagem / LILACS Assunto principal: Assistência Hospitalar / Humanização da Assistência / Equipe de Enfermagem Tipo de estudo: Pesquisa qualitativa Limite: Humanos Idioma: Português Revista: Texto & contexto enferm Assunto da revista: Cuidados de Enfermagem / Enfermagem Ano de publicação: 2007 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil Instituição/País de afiliação: Hospital Universitário de Santa Maria/BR / Universidade Federal de Santa Maria/BR / Universidade Federal do Rio Grande do Sul/BR
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