Your browser doesn't support javascript.
loading
Teleavaliação da habilidade de leitura no ensino infantil e fundamental / Long distance assessment of reading ability in schoolars
Macedo, Elizeu Coutinho de; Capovilla, Fernando César; Nikaedo, Carolina Cunha; Orsati, Fernanda Tebexreni; Lukasova, Katerina; Capovilla, Alessandra Gotuzo Seabra; Diana, Cléber.
Afiliação
  • Macedo, Elizeu Coutinho de; Universidade Presbiteriana Makenzie. Faculdade de Psicologia. São Paulo. BR
  • Capovilla, Fernando César; Universidade de São Paulo. São Paulo. BR
  • Nikaedo, Carolina Cunha; Universidade Presbiteriana Mackenzie. São Paulo. BR
  • Orsati, Fernanda Tebexreni; Universidade Presbiteriana Mackenzie. São Paulo. BR
  • Lukasova, Katerina; Universidade Presbiteriana Mackenzie. São Paulo. BR
  • Capovilla, Alessandra Gotuzo Seabra; Universidade de São Paulo. São Paulo. BR
  • Diana, Cléber; Universidade Presbiteriana Mackenzie. São Paulo. BR
Psicol. esc. educ ; 9(1): 127-134, jan.-jul. 2005. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-476510
Biblioteca responsável: BR85.1
RESUMO
0 desenvolvimento da Internet possibilitou criar instrumentos computadorizados para avaliaçao psicológica no contexto escolar, porém é necessário verificar a eficácia dessas tecnologias. Este estudo avaliou a viabilidade de aplicar via Internet o Teste de Competência de Leitura Silenciosa On-line para avaliar a habilidade de decisão lexical. Participaram 415 crianças de Ensinos Infantil (EI) e Fundamental (EF), com idade média de 8,24 anos (DP=l,23). 0 teste foi aplicado via Internet e os dadoa armazenados automaticamente. Resultados mostram que a pontuação aumentou em função da série, com diferenças significativas entre séries sucessivas, exceto entre 3ª e 4ª série. Análise dos erros em função do tipo de itens revelou que crianças de E13 apresentaram dificuldade de acesso an léxico ortográfico. 0 padrão de respostas na aplicação via Internet foi semelhante ao da versão tradicional. Tais resultados mostram que é viável usar a Internet para coletar dados de testes baseados em constructos teóricos
ABSTRACT
Technological advances have permitted devising new Internet-mediated psychological assessment tools for the school context. It is necessary to evaluate the efficacy of such instruments. This study analyses the validity of The Silence Reading Skills Test-On-line for assessing lexical decision skills. The study involved 451 children with mean age of 8,24 (SD=1,23) from pre-school and primary school. The test was administered through Internet with automatic result recording. Results showed that scores increased significantly over successive school levels (except from 3rd to 4th grade). Error analysis revealed that pre-school children have difficulty with orthographic lexicon. The Web-based application produced response patterns equivalent to those obtained in the typical paper and pencil application. Results corroborated the feasibility of using the Internet for collecting data of tests based on theoretical constructs.
Assuntos
Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Assunto principal: Leitura / Computadores / Internet / Ensino Fundamental e Médio / Compreensão Tipo de estudo: Estudo prognóstico Limite: Criança / Feminino / Humanos / Masculino Idioma: Português Revista: Psicol. esc. educ Assunto da revista: Educa‡Æo / Psicologia Ano de publicação: 2005 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil Instituição/País de afiliação: Universidade Presbiteriana Mackenzie/BR / Universidade Presbiteriana Makenzie/BR / Universidade de São Paulo/BR
Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Assunto principal: Leitura / Computadores / Internet / Ensino Fundamental e Médio / Compreensão Tipo de estudo: Estudo prognóstico Limite: Criança / Feminino / Humanos / Masculino Idioma: Português Revista: Psicol. esc. educ Assunto da revista: Educa‡Æo / Psicologia Ano de publicação: 2005 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil Instituição/País de afiliação: Universidade Presbiteriana Mackenzie/BR / Universidade Presbiteriana Makenzie/BR / Universidade de São Paulo/BR
...