Reflexões sobre os caminhos e descaminhos de "ser professor": uma contribuição da psicologia / Reflections on the skills and mistakes of being a teacher: a contribution of the psychology
Rev. Dep. Psicol., UFF
; 16(2): 101-119, jul.-dez. 2004.
Artigo
em Português
| LILACS
| ID: lil-500283
Biblioteca responsável:
BR13.2
RESUMO
Este trabalho é um olhar do psicólogo escolar, resultado das análises, reflexões e atuação no contexto escolar, visando contribuir para questões que envolvem os dilemas do ser professor na atualidade e procurando auxiliar na construção coletiva de uma perspectiva historicizadora na compreensão desta temática. Apresenta resultados do Projeto de Pesquisa intitulado Os caminhos e descaminhos de ser professor no final do milênio, desenvolvido na Universidade Estadual de Maringá - PR. O texto trata de estudos teóricos sobre a profissão professor e a Psicologia Histórico-Cultural e discute dados de entrevistas realizadas com vinte professores do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino de Maringá. Nossos resultados apontam para a importância de valorizarmos o trabalho do professor no processo ensino-aprendizagem e ao mesmo tempo, redefinirmos as relações entre Psicologia e Pedagogia.
ABSTRACT
At moments of extensive social transformations, the school and the teacher are in focus. This paper assumes the educational psychologist point-of-view, and presents the result of analyses and reflections based on the work developed in a school context, hoping to contribute to an understanding the dilemmas related to being a teacher today. The other purpose of this paper is to stimulate the collective construction of a historical perspective, in order to better understand contemporary teaching challenges. It presents the results of a scientific project entitled the skills and mistakes of being a teacher at the end of the millennium, developed at Maringá State University. It discusses the data collected in interviews with 20 elementary school teachers of the Public School System of Maringá. It emphasizes the need to prize the work of the teacher in the teaching-learning process, and also to redefine the relations between Psychology and Education.
Buscar no Google
Coleções:
Bases de dados internacionais
Base de dados:
LILACS
Assunto principal:
Psicologia Educacional
/
Ensino
/
Docentes
/
Aprendizagem
Limite:
Adulto
/
Humanos
Idioma:
Português
Revista:
Rev. Dep. Psicol., UFF
Assunto da revista:
Psicologia
Ano de publicação:
2004
Tipo de documento:
Artigo
País de afiliação:
Brasil
Instituição/País de afiliação:
Rede Municipal de Ensino de Maringá/BR
/
Universidade Estadual de Maringá/BR