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A concepção de educadores sobre o lugar do jogo na escola / The conception of educators about the role of games at school
Ortega, Antonio Carlos; Rossetti, Claudia Broetto.
Afiliação
  • Ortega, Antonio Carlos; Universidade Federal do Espírito Santo. Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Vitória. BR
  • Rossetti, Claudia Broetto; Universidade Federal do Espírito Santo. Departamento de Psicologia. Vitória. BR
Rev. Dep. Psicol., UFF ; 12(2/3): 45-54, maio-dez. 2000. graf
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-501276
Biblioteca responsável: BR13.2
RESUMO
Este trabalho objetivou investigar a concepção de educadores sobre o lugar do jogo na escola. Foram sujeitos deste estudo cem alunos de um curso de especialização em psicologia, em Vitória/ES. Utilizamos um questionário com questões referentes à concepção, importância e lugar do jogo na escola, bem como os possíveis limites de sua utilização. Verificou-se que, de maneira geral, todos os sujeitos consideraram importante a utilização de jogos na escola. Observou-se que a concepção e o lugar do jogo na escola aparecem mais relacionados à aprendizagem de conteúdos e ao desenvolvimento da criança. A maioria dos sujeitos considera não haver limites na utilização do jogo na escola. O fato dos educadores estarem em sala de aula ou atuarem como pedagogos, ou terem concluído a graduação há mais de dez anos ou durante a última década, não resultou em diferenças estatisticamente significantes na concepção desses profissionais sobre o lugar do jogo na escola.
ABSTRACT
The aim of this work is to investigate the conception of educators about the role of games at school. One hundred graduate students of a course of Specialization in Psicho-pedagogy, in Vitória (Brazil), were the subjects to this research. They have been asked to answer few questions about the conception of games, as well as the importance and the possible limitations of its use at school. In general, all subjects considered important the use of games at school. According to the results, the conception of games appeared to be closely related to the child development and to the process of learning the class issues. Most of the subjects considered that, in principle, there is no limitation to the use of games at school. The results also showed that the conception about the role of games at school is not significantly different among the subjects who work as teachers or educationist. Nor it is among who had finished their graduate courses until 1990 or after 1991.
Assuntos
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Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Assunto principal: Jogos e Brinquedos Tipo de estudo: Pesquisa qualitativa Limite: Adulto / Humanos Idioma: Português Revista: Rev. Dep. Psicol., UFF Assunto da revista: Psicologia Ano de publicação: 2000 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil Instituição/País de afiliação: Universidade Federal do Espírito Santo/BR
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Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Assunto principal: Jogos e Brinquedos Tipo de estudo: Pesquisa qualitativa Limite: Adulto / Humanos Idioma: Português Revista: Rev. Dep. Psicol., UFF Assunto da revista: Psicologia Ano de publicação: 2000 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil Instituição/País de afiliação: Universidade Federal do Espírito Santo/BR
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