Your browser doesn't support javascript.
loading
Avaliando linguagem receptiva via teste de vocabulário por imagens peabody: versão tradicional versus computadorizada / Evaluando lenguaje receptiva via test de vocabulario por imagenes peabody: version tradicional versus computadorizada / Evaluating receptive language by peabody picture vocabulary test: computerized versus traditional versions
Macedo, Elizeu Coutinho de; Capovilla, Fernando César; Duduchi, Marcelo; D'antino, Maria Eloísa Famáá; Firmo, Lyzandre dos Santos.
Afiliação
  • Macedo, Elizeu Coutinho de; Universidade Presbiteriana Mackenzie. BR
  • Capovilla, Fernando César; Universidade de São Paulo. BR
  • Duduchi, Marcelo; Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. BR
  • D'antino, Maria Eloísa Famáá; Universidade Presbiteriana Mackenzie. BR
  • Firmo, Lyzandre dos Santos; Universidade Presbiteriana Mackenzie. BR
Psicol. teor. prát ; 8(2): 40-50, dez. 2006. graf
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-504229
Biblioteca responsável: BR85.1
RESUMO
Instrumentos padronizados de avaliação da linguagem permitem detecção precoce de atraso de linguagem e intervenção precoce para prevenir fracasso escolar. Este estudo comparou o desempenho de pré-escolares nas versões tradicional e computadorizada do Teste de Vocabulário por Imagens Peabody, correlacionou as pontuações nessas versões e descreveu a evolução do vocabulário receptivo em função de idade e série escolar. Noventa crianças de 4 a 6 anos de idade do ensino infantil de uma escola particular da cidade de São Paulo foram avaliadas nas duas versões. Anovas Unifatoriais revelaram crescimento significativo da pontuação nas duas versões como função da idade. Houve também correlação positiva significativa entre as versões. Tais resultados sugerem a validade da versão computadorizada do Teste de Vocabulário por Imagens Peabody para detecção precoce de dificuldades de aprendizagem resultantes de vocabulário receptivo pobre.
RESUMEN
Instrumentos padronizados de evaluación de lenguaje permiten detección precoz de atraso de lenguaje e intervención precoz para prevenir fracaso escolar. Este estudio comparó el desempeño de pre-escolares en las versiones tradicional y computadorizada del Test de Vocabulario por Imágenes Peabody ,correlacionó las puntuaçiones en esas versiones y describió la evolución del vocabulario receptivo en función de edad y serie escolar. Noventa niños de 4 a 6 anos de edad de la Enseñanza Infantil de una escuela particular de la ciudade de São Paulo fueron evaluados en las dos versiones. Anovas Unifactoriales revelaron crecimento significativo de la puntuación en las dos versiones como función de la edad. Hubo también como correlación positiva significativa entre las versiones. Tales resultados sugieren la validad de la versión computadorizada del Test de Vocabulario por Imágenes Peabody para detección precoz de dificultades de aprendizaje resultantes de vocabulario receptivo pobre.
ABSTRACT
Standardized language tests permit early detection of language delay, and early intervention aimed at preventing school failure. The present study compared preschooler's performance under two Peabody Picture Vocabulary Test versions (traditional versuscomputerized ones). It assessed the correlation between them and described the evolution of receptive vocabulary as function of age and preschool level. Ninety preschoolers from 4 to 6 years of age of a private São Paulo city school were subjected to the two test versions. Unifatorial ANOVAs revealed significant increase of test scores as a function of age for both versions. In addition, a significant positive correlation was found between scores from both versions. Such results suggests that the computerized Peabody Picture Vocabulary Test may be valid for early detection of learning problems related to poor receptive vocabulary.
Assuntos
Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Assunto principal: Criança / Compreensão / Idioma / Neuropsicologia Tipo de estudo: Estudo de rastreamento Idioma: Português Revista: Psicol. teor. prát Assunto da revista: Psicologia Ano de publicação: 2006 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil Instituição/País de afiliação: Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza/BR / Universidade Presbiteriana Mackenzie/BR / Universidade de São Paulo/BR
Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Assunto principal: Criança / Compreensão / Idioma / Neuropsicologia Tipo de estudo: Estudo de rastreamento Idioma: Português Revista: Psicol. teor. prát Assunto da revista: Psicologia Ano de publicação: 2006 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil Instituição/País de afiliação: Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza/BR / Universidade Presbiteriana Mackenzie/BR / Universidade de São Paulo/BR
...