Your browser doesn't support javascript.
loading
Educação do campo: notas para uma análise de percurso / Field education: notes for an analysis of the course
Caldart, Roseli Salete.
Afiliação
  • Caldart, Roseli Salete; Instituto Técnico de Capacitação e Pesquisa da Reforma Agrária. Unidade de Educação Superior. Veranópolis. BR
Trab. educ. saúde ; 7(1)mar.- jun. 2009.
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-510893
Biblioteca responsável: BR15.3
RESUMO
Este ensaio busca contribuir na construção de uma chave metodológica para interpretação do percurso e da situação atual da educação do campo, um fenômeno recente da realidade educacional brasileira, que tem os movimentos sociais camponeses como principais protagonistas. O texto inicia com uma análise da constituição originária da Educação do campo, identificando contexto, práticas e sujeitos. Em seguida, discute as tensões e contradições principais do seu percurso, especialmente as que se produzem na relação entre movimentos sociais e Estado, na afirmação de uma tradição pedagógica emancipatória e da luta por políticas públicas que garantam o acesso dos camponeses à educação escolar em seu próprio território. Por fim, são identificados alguns impasses e desafios principais da Educação do campo na atualidade, relacionando-os ao momento atual de crise mundial do capitalismo e como ela se materializa nas questões relacionadas ao trabalho do campo.
ABSTRACT
This essay seeks to contribute to building a methodological key to interpret the course and the current status of education, a recent phenomenon in the Brazilian educational reality which has peasant social movements as its main actors. The article begins with an analysis of the original Field Education constitution, identifying its context, practices, and subjects. It then discusses the main tensions and contradictions in its course, particularly those that are produced in the relationship between the social movements and the State, in the affirmation of an emancipatory pedagogic tradition, and in the struggle for public policies that ensure peasant access to formal school education in their own territory. Finally, a few of the impasses and challenges that were singled out regarding the modern day Field education, relating them to the current global crisis of capitalism and to how it materializes itself in the issues related to work in the .
Assuntos
Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados internacionais Contexto em Saúde: ODS3 - Saúde e Bem-Estar Problema de saúde: Meta 3.8 Atingir a cobertura universal de saúde Base de dados: LILACS Assunto principal: Política Pública / Trabalho / Capitalismo / Educação Aspecto: Determinantes sociais da saúde Limite: Humanos País/Região como assunto: América do Sul / Brasil Idioma: Português Revista: Trab. educ. saúde Assunto da revista: Educação / Medicina / Saúde Ambiental / Saúde Pública Ano de publicação: 2009 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil Instituição/País de afiliação: Instituto Técnico de Capacitação e Pesquisa da Reforma Agrária/BR
Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados internacionais Contexto em Saúde: ODS3 - Saúde e Bem-Estar Problema de saúde: Meta 3.8 Atingir a cobertura universal de saúde Base de dados: LILACS Assunto principal: Política Pública / Trabalho / Capitalismo / Educação Aspecto: Determinantes sociais da saúde Limite: Humanos País/Região como assunto: América do Sul / Brasil Idioma: Português Revista: Trab. educ. saúde Assunto da revista: Educação / Medicina / Saúde Ambiental / Saúde Pública Ano de publicação: 2009 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil Instituição/País de afiliação: Instituto Técnico de Capacitação e Pesquisa da Reforma Agrária/BR
...