Your browser doesn't support javascript.
loading
Estabelecendo relação entre autoconceito e desempenho acadêmico de crianças escolares / Establishing links between self-concept and academic performance in 7-8th grade children
Cia, Fabiana; Barham, Elizabeth Joan.
Afiliação
  • Cia, Fabiana; Universidade Federal de São Carlos. Americana. BR
  • Barham, Elizabeth Joan; Universidade Federal de São Carlos. Departamento de Psicologia. Americana. BR
Psico (Porto Alegre) ; 39(1): 21-27, jan.-mar. 2008. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-521073
Biblioteca responsável: BR1323.1
RESUMO
Este estudo teve por objetivo verificar a relação entre o autoconceito e o desempenho acadêmico de criançasescolares. Cinqüenta e oito crianças da 5a e 6a séries do Ensino Fundamental foram avaliadas em relação aoautoconceito e ao desempenho acadêmico, usando o Self-description Questionnaire 1 – SDQ1 e o Teste deDesempenho Escolar – TDE, respectivamente. Os resultados demonstraram que (a) o autoconceito não acadêmico estava positivamente correlacionado com a pontuação em escrita do TDE; e (b) o autoconceitoacadêmico e total estavam positivamente correlacionados com a pontuação em aritmética, escrita, leitura e total do TDE. Tais resultados são tomados como sugestivos da importância do autoconceito sobre o desempenho acadêmico e da necessidade de programas que visem maximizar o desenvolvimento socioemocional das crianças.
ABSTRACT
This study aims to verify the link between self-concept and academic performance in Brazilian childrenfrom 5th to 6th grade of Elementary School. Fifty-eight children were evaluated in terms of self-concept andacademic performance by using the Self-description Questionnaire (1-SDQ1) and the School PerformanceTest (TPS), respectively. The results demonstrated that (a) the non-academic self-concept was positivelycorrelated with the writing score in the TDE; and (b) the academic and total self-concept were positivelycorrelated with the scores in arithmetic, writing, reading and the total score in the TDE. These results suggestthe importance of self-concept on academic performance, as well as the need for programs which maximizechildren’s socio-emotional development.
Assuntos
Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Assunto principal: Ensino Fundamental e Médio / Educação / Educação Especial Limite: Criança / Humanos Idioma: Português Revista: Psico (Porto Alegre) Assunto da revista: Psicologia Ano de publicação: 2008 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil Instituição/País de afiliação: Universidade Federal de São Carlos/BR
Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Assunto principal: Ensino Fundamental e Médio / Educação / Educação Especial Limite: Criança / Humanos Idioma: Português Revista: Psico (Porto Alegre) Assunto da revista: Psicologia Ano de publicação: 2008 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil Instituição/País de afiliação: Universidade Federal de São Carlos/BR
...