O estágio supervisionado de enfermagem em hospitais como espaço de ensino-aprendizagem: uma avaliação / Nursing supervised training in hospitals as a teaching-learning space: an evaluation
Ciênc. cuid. saúde
; 5(supl): 65-70, dez. 2006.
Artigo
em Português
| LILACS, BDENF - Enfermagem
| ID: lil-524356
Biblioteca responsável:
BR513.1
RESUMO
O presente estudo tem por objetivo caracterizar o estágio supervisionado de enfermagem em ambientehospitalar enquanto espaço de ensino-aprendizagem na perspectiva de alunos egressos de um curso degraduação em enfermagem do sul do Brasil. Por meio da abordagem qualitativa, utilizando a entrevistasemiestruturada, foram colhidos relatos e impressões do alunado, no sentido de promover uma avaliação pelosparticipantes acerca do processo formativo, principalmente no que se refere ao papel exercido pelos estágiosnesse contexto. A análise desses relatos, tendo como fio condutor desse processo a literatura educacional e deenfermagem, colocam em xeque a problemática da formação para a docência no ensino superior. Os caminhosapontados pelos discursos de alunos, egressos e autores especializados, revelam a necessidade de promovernesses núcleos de formação iniciativas coletivas de reflexão, avaliação e pesquisa das práticas docentes e deensino em consonância com os objetivos formativos do curso, através da instalação de relações dialéticas detrabalho, da formação continuada e inicial voltadas para as questões do ensino, e que permitam ao conjunto dedocentes e discentes resgatar seu processo de desenvolvimento pessoal e profissional.
Texto completo:
Disponível
Coleções:
Bases de dados internacionais
Base de dados:
BDENF - Enfermagem
/
LILACS
Assunto principal:
Ensino
/
Educação em Enfermagem
/
Aprendizagem
Idioma:
Português
Revista:
Ciênc. cuid. saúde
Assunto da revista:
Enfermagem
Ano de publicação:
2006
Tipo de documento:
Artigo
País de afiliação:
Brasil
Instituição/País de afiliação:
Universidade Estadual de Maringá/BR
/
Universidade Federal de São Carlos/BR