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Autor: Barbosa, Alexandre Carvalho; Callegary, Bianca; Baraúna, Karla Maria Pereira; Cruz, Diógenes; Maia, Egry Shiara dos Santos; Pin, Alessandro dos Santos.
Título: Efetividade do método pilates de solo no aumento da flexibilidade / Effectiness of mat pilates method in the increase of flexibility
Fonte: Ter. man;7(29):21-26, jan.-fev. 2009. ilus, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Flexibilidade é a amplitude de movimento (ADM) máxima em articulações sem atingir demasiado estresse musculotendíneo. Depende da extensibilidade muscular e permite que estes cruzem a articulação para alongar e conter o alongamento. Posturas habitais e o estresse laboral crônico levam, por ADM restritas, ao encurtamento adaptativo muscular. O objetivo deste estudo foi analisar a efetividade do método Pilates de solo no aumento da flexibilidade em 5 voluntárias (18 a 23 anos), apresentando encurtamento de cadeia muscular posterior. Foi realizada uma avaliação inicial da flexibilidade das voluntárias, intervenção fisioterapêutica pelo método Pilates durante seis semanas (três sessões semanais de 30 minutos), e reavaliação da flexibilidade, realizada pelo teste Dedos ao Chão e da biofotogrametria computadorizada, mensurando-se os ângulos coxefemoral (CF), joelho (J), tóraco-lombar (TL) e tíbio-társico(TT). Para o emprego do método, adotamos exercícios de níveis básico e intermediário. Resultados: apenas o ângulo tíbio-társico apresentou melhora significante, porém o % de todos os resultados indicaram tendência a melhora com medianas de redução percentual de ângulos ( CF=8,76%; TT=2,42%; J=10,53%; TL=8,35%) e distância dedos ao chão (81,98), provavelmente pelo tempo de protocolo utilizado. Os resultados numéricos (tendência de redução angular e de distância dedos ao chão) e a significante redução do ângulo tíbio-társico sugerem, preliminarmente, efetividade do programa para as pacientes estudadas na aquisição de flexibilidade, sendo que os efeitos podem ser potencializados em caso de alterações do tempo de aplicação do protocolo.

Flexibility is the range of motion (ROM) in joints without-achieving maximum muscle-tendon system stress. It de pends of muscle-tendon extensibility and allows these structures to cross the joint to lengthen and contain the elongation force. Usual postures and chronic stress in heavy work, restricted by ROM, lead to the adaptive muscle shortening. The aim of this study was to evaluate the effectiveness of Mat-Pilates method in increasing flexibility in 5 volunteers (18 to 25 years old), presenting shortening of back-chain muscle groups. The protocol was designed into trree stages: (1) initial evaluation of voluntary flexibility, (2) physiotherapeutic intervention by Mat-Pilates method for six weeks ( three weekly sessions of 30 minutes), and (3) re-evaluation of flexibility. Finger's distance test (distance of the fingers to the ground) and biophotogram-metry was used to mesure the hip (CF), Knee (J), thoracic-lumbar (TL) and ankle (TT) angles. For using Pilates' method,were adopted basic and intermediate levels, taught by two instructors. The results showed that only the TT angle achieved significant improvement, but the % of all results indicated a trend of improvement with median percentage angles' reduction ( CF=8.76%; TT=2.42%; J=10.53%; TL=8.35%) and fingers' distance to the ground either (81.98%), probably by the time used on the protocol. The numerical results ( trend of reduction angle and fingers' distance to the ground) and significant reduction on the ankle angle suggest, preliminarily, effectiveness for the patients studied in the acquisition of flexibility by the mat-Pilates program, and the effects can be improved changing the protocol application time.
Descritores: Maleabilidade
Amplitude de Movimento Articular
Limites: Humanos
Feminino
Adulto
Responsável: BR512.1 - Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde



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