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Funções executivas em crianças e correlação com desatenção e hiperatividade / Executive functions in children and correlation with attention deficits and hyperactivity
Capovilla, Alessandra Gotuzo Seabra; Cozza, Heitor Francisco Pinto; Capovilla, Fernando César; Macedo, Elizeu Coutinho de.
Afiliação
  • Capovilla, Alessandra Gotuzo Seabra; Universidade São Francisco. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia. BR
  • Cozza, Heitor Francisco Pinto; Universidade São Francisco. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia. BR
  • Capovilla, Fernando César; Universidade de São Paulo. BR
  • Macedo, Elizeu Coutinho de; Universidade Mackenzie. BR
Temas desenvolv ; 14(82): 4-14, set.-out. 2005. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-533189
Biblioteca responsável: BR1342.1
RESUMO
Funções executivas referem-se à capacidade de engajamento em comportamento orientado a objetivos, realizando ações voluntárias e auto-organizadas. Tem como substrato neurológico o córtex pré-frontal. Distúrbios como o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade correlacionam-se com disfunções executivas. Pesquisas revelam que é preciso desmembrar funções executivas em memória de trabalho, atenção seletiva, controle inibitório, flexibilidade e planejamento. Este estudo investigou a relação entre escores de 154 crianças de 3ª. e 4ª. séries em testes de funções executivas e na Escala de Déficit de A-tenção e Hiperatividade (ETDAH). Houve correlações significativas entre ETDAH e testes de Trilhas, Memória de Trabalho Auditiva, Memória de Trabalho Visual e Torre de Londres. Conforme a bibliografia, esses testes avaliam flexibilidade, memória de trabalho auditiva, memória de trabaIho visual e planejamento, respectivamente. Nao houve correlações com testes de Stroop e de Geração Semântica, que avaliam atenção seletiva e controle inibitório, provavelmente porque foi computado escore, e não tempo de reação. Crianças com percentis acima de 75 na ETDAH tiveram pior escore nos Testes de Trilhas e de Memória de Trabalho Auditiva. Isso ajuda a validar esses testes para identificar crianças com sintomas de déficit de atenção e hiperatividade.
ABSTRACT
Executive functions refer to skills of engaging in goaloriented behavior, performing voluntary and selforganized actions. Their anatomic substrate is the prefrontal cortex. Attention Deficit Disorder is related to executive dysfunction. Research reveals the need to disentangle components of executive functions, such as working memory, selective attention, inhibitory control, flexibility and planning. This study investigated the relationships between scores obtained by 154 3rd-4th grade children in executive functions and in an Attention Deficit Disorder Scale (ADDS). Results showed significant correlation between ADDS scores on one hand and scores in Trail test, Auditory Memory Test, Visual Memory Test, and Tower of London Test, on the other. According to the literature, such tests assess flexibility, auditory memory, visual memory, and planning, respectively. There was no correlation between ADDS score and Stroop Test score or Semantic Generation Test score, which assess selective attention and inhibitory control, probably because no reaction time was computed. Children with percentiles above 75 in ADDS scored worse in Trail and Auditory Memory tests. These findings contributed to validate such tests in identifying children with symptoms of attention deficits and hyperactivity.
Assuntos

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Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Assunto principal: Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade / Neuropsicologia Tipo de estudo: Estudo prognóstico Limite: Adolescente / Criança / Feminino / Humanos / Masculino Idioma: Português Revista: Temas desenvolv Assunto da revista: Patologia da Fala e Linguagem Ano de publicação: 2005 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil Instituição/País de afiliação: Universidade Mackenzie/BR / Universidade São Francisco/BR / Universidade de São Paulo/BR
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