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O envolvimento do pai no processo de (re)habilitação auditiva de seu filho deficiente auditivo / Fathers' involvement in the process of audiological (re)habilitation of his hearing impaired child
Caldas, Fernanda Ferreira; Lemos, Aline Bagno; Tschiedel, Renata de Sousa.
Afiliação
  • Caldas, Fernanda Ferreira; Centro Educacional da Audição e Linguagem Ludovico Pavoni. Brasília. BR
  • Lemos, Aline Bagno; Pronto Atendimento Infantil. Brasília. BR
  • Tschiedel, Renata de Sousa; Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal. Brasília. BR
Comun. ciênc. saúde ; 20(1): 17-28, jan.-mar. 2009. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-540309
Biblioteca responsável: BR599.1
RESUMO

Introdução:

A intervenção fonoaudiológica associada ao uso sistemático de dispositivos auditivos pode trazer um prognóstico favorável ao desenvolvimento de crianças com deficiência auditiva, sendo fundamental a participação da família neste processo. Observa-se, na prática clínica, que a mãe é a acompanhante mais regular nos atendimentos fonoaudiológicos, comparando-se à frequência do pai. Desta forma, o objetivo deste estudo foi verificar o envolvimento do pai na vida do seu filho com deficiência auditiva.

Método:

Foi aplicado um questionário com 10 pais de crianças portadoras de deficiência auditiva neurossensorial bilateral, usuárias de aparelho de amplificação sonora e/ou implante coclear.

Resultados:

A maioria dos participantes mencionou apresentar sentimentos negativos na suspeita e no diagnóstico, ter recebido orientações sobre opções de comunicação, observar que os dispositivos auditivos auxiliam na comunicação com a criança, acompanhar regularmente ou ocasionalmente o filho na terapia fonoaudiológica, ter modificado a forma de lidar com seu filho após o diagnóstico e acreditar em possibilidades positivas para o filho no futuro. Todos relataram perceber melhora no desenvolvimento da criança com a terapia fonoaudiológica, utilizar a fala para se comunicar com a criança, e receber apoio emocional de familiares, amigos e/ou profissionais.

Conclusão:

Foi possível observar relativa participação destes pais na vida de seus filhos quanto à suspeita, ao diagnóstico e à intervenção da deficiência auditiva. Portanto, cabe ao fonoaudiólogo reconhecer a importância do pai na vida da criança e procurar inserí-lo cada vez mais no processo de (re)habilitação.
ABSTRACT

Introduction:

Therapeutic intervention associated with systematic use of auditory devices may mean a favorable prognostic to the development of hearing impaired children, and family participation is crucial in the process. It turns out, from clinical practice, that the mother is the more regular companion to therapeutic sessions, when compared with the frequency of the father’s presence. The goal of this study is to discuss the father’s involvement in the life of their hearing impaired child.

Methods:

A questionnaire was given to 10 fathers of children with bilateral neurossensorial hearing impairment, users of hearing aids and/or cochlear implants.

Results:

Most of respondents stated that they have presented negative feelings on suspicion and diagnosis, received orientations about options of communication, observed that devices help them communicate with their child, accompanied regularly or occasionally their child to therapy, modified the way of dealing with their child after the diagnosis, and believed in positive possibilities for their child in the future. All have reported that they have noticed improvements in their child’s development after therapy, used speech to communicate with the child, and received psychological support from family, friends and/or professionals.

Conclusion:

We could observe a relative participation of these fathers as to suspicion, diagnosis and intervention in relation to hearing impairment. Therefore, the speech therapist must recognize the father’s relevance in their child’s life and try to introduce them more and more into the process of (re)habilitation.
Assuntos

Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Assunto principal: Transtornos da Articulação Limite: Criança Idioma: Português Revista: Comun. ciênc. saúde Assunto da revista: Medicina Ano de publicação: 2009 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil Instituição/País de afiliação: Centro Educacional da Audição e Linguagem Ludovico Pavoni/BR / Pronto Atendimento Infantil/BR / Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal/BR
Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Assunto principal: Transtornos da Articulação Limite: Criança Idioma: Português Revista: Comun. ciênc. saúde Assunto da revista: Medicina Ano de publicação: 2009 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil Instituição/País de afiliação: Centro Educacional da Audição e Linguagem Ludovico Pavoni/BR / Pronto Atendimento Infantil/BR / Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal/BR
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