Avaliação do equilíbrio de crianças com deficiência auditiva por meio da escala de desenvolvimento motor / Evaluation of balance in children with hearing deficiency through the Scale of Motor Development
Rev. Ter. Man
; 7(32): 270-277, jul.-ago. 2009. tab, graf
Artigo
em Português
| LILACS
| ID: lil-545616
Biblioteca responsável:
BR512.1
RESUMO
A deficiência auditiva pode afetar o desenvolvimento cognitivo, aprendizado, linguagem e inclusão social da criança, além da privação sensorial, provocando consequências biopsicossociais. A função auditiva estabelece a comunicação com o ambiente e o equilíbrio participa de todas as funções motoras e posturais. O objetivo do presente estudo foi avaliar o equilíbrio de crianças com e sem deficiência auditiva neurossensorial. Para a avaliação do equilíbrio foi utilizada a Escala de Desenvolvimento Motor (EDM), criada por Rosa Neto em 2002, composta por uma série de testes que analisam crianças do ensino regular e educação especial que apresentam atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor, bem como crianças que mostram dificuldades na aprendizagem, problemas na fala, escrita, cálculo, problemas de conduta (hiperatividade, ansiedade, falta de motivação), alterações neurológicas, mentais e sensoriais. Este teste constitui um conjunto de provas diversificadas e de dificuldade graduada, avaliando a criança de acordo com a idade corrigida graduada em meses. Os testes avaliam motricidade fina, global, equilíbrio, esquema corporal, organização espacial e temporal. Foi aplicado em um grupo de 10 crianças portadoras de deficiência auditiva neurossensorial (G1) e em 10 crianças ouvintes (G2) o aspecto relativo ao equilíbrio. Foi observado déficit na manutenção do equilíbrio de acordo com a EDM; 50% da amostra do grupo G1 obtiveram resultado muito inferior, enquanto 70% dos sujeitos do grupo G2 apresentaram o resultado normal médio. Conclui-se que o G2 obteve maior desenvolvimento motor na área do equilíbrio em relação às crianças do G1.
ABSTRACT
Hearing loss can affect cognitive development, learning, language and social inclusion of children, beside the sensory deprivation, resulting in biopsychosocial consequences. The auditory function establishes communication with the environment and the balance is part of all motor functions and posture. The purpose of this study was to evaluate the balance of children with and without neurosensitive hearing loss. For evaluating the balance it was used the Motor Development Scale (EDM) created by Rosa Neto in 2002, composed by a series of tests which examine children in regular schools and special education that presents delays in the neuropsychomotor development as well as children who show difficulties in learning, problems in speech, writing, calculation, problems of conduct (hyperactivity, anxiety, lack of motivation), neurological, mental and sensorial disorders. This test is a group of diversificated forms with different levels evaluating the child according to the age regulated also by months. The tests evaluate fine motor skills, general motor skills, balance, body scheme, temporal and spatial organization. Balance tests were applied to a group of 10 children with sensorineural hearing loss (G1) and in 10 listeners children (G2). It was observed a defi cit in maintaining the balance in accordance with the EDM, 50% of the sample obtained from G1 result much lower, while 70% of those in group G2 showed the result average normal. It was concluded that the G2 obtained greater motor development in the area of balance comparing to children of G1.
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Coleções:
Bases de dados internacionais
Base de dados:
LILACS
Assunto principal:
Surdez
/
Equilíbrio Postural
/
Perda Auditiva
Limite:
Criança
/
Feminino
/
Humanos
/
Masculino
Idioma:
Português
Revista:
Rev. Ter. Man
Assunto da revista:
Medicina F¡sica e ReabilitaÆo
Ano de publicação:
2009
Tipo de documento:
Artigo
País de afiliação:
Brasil
Instituição/País de afiliação:
Universidade Anhanguera/BR