Your browser doesn't support javascript.
loading
Skate e suas possibilidades educacionais / The skateboarding and its educational possibility
Armbrust, Igor; Lauro, Flávio Antônio Ascânio.
Afiliação
  • Armbrust, Igor; Faculdades Integradas de Santo André- FEFISA. Santo André. BR
  • Lauro, Flávio Antônio Ascânio; Centro Universitário Monte Serrat. Santos. BR
Motriz rev. educ. fís. (Impr.) ; 16(3): 799-807, jul.-set. 2010.
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-563304
Biblioteca responsável: BR33.1
RESUMO
Os esportes radicais têm sido objetos de discussões, devido ao interesse de aplicabilidade de seus conteúdos relacionados ao lazer, ao esporte e a educação. Todavia, ainda há certo despreparo profissional para empreender essas atividades, o que dificulta implantar tais práticas nos âmbitos educacionais. Este estudo, de natureza qualitativa, teve como objetivo apresentar uma proposta metodológica para organização de um curso de extensão universitária para graduandos e professores de educação física, com a finalidade de promover reflexões sobre os processos de iniciação à prática do skate atrelados ao esporte educacional. O estudo constou de pesquisa bibliográfica, apoiada em levantamentos de artigos, teses, dissertações, livros e sites, em que se relacionavam a prática do skate e sua ação educativa. Além disso, houve uma proposição de implementar uma proposta metodológica, no sentido de complementar os elementos da cultura corporal a ser vivenciada em âmbito escolar e efetivamente contribuir no processo de desenvolvimento do ser humano nos aspectos biológico, psicológico, social e cultural.
ABSTRACT
The radical sports have been discussions' objects due to the interest of applicability of its contents related to leisure, sport, and education. Nevertheless, there is still some professional unprepared to undertake these activities, which makes difficult to introduce these practices in the educational ambit. This study, which has a qualitative character, had the aim to present a methodological proposal of organizing a college extension course for undergraduate students and teachers of physical education with the goal of promoting reflections about the processes of starting in the skateboarding practice coupled to educational sport. The study was consisted of a bibliographic research supported by a survey of articles, thesis, dissertations, books and, websites related to the skateboarding practice and its educative action. Furthermore, there was the proposal of implementation of a methodology propose in sense of complementing the elements of body culture to be experienced in the educational ambit and contribute effectively in the process of human being development in the biological, psychological, social and, cultural aspects.
Assuntos

Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Assunto principal: Esportes / Educação / Educação Continuada Tipo de estudo: Pesquisa qualitativa Idioma: Português Revista: Motriz rev. educ. fís. (Impr.) Assunto da revista: Educação Física / Medicina Esportiva / MEDICINA FISICA E REABILITACAO Ano de publicação: 2010 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil Instituição/País de afiliação: Centro Universitário Monte Serrat/BR / Faculdades Integradas de Santo André- FEFISA/BR
Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Assunto principal: Esportes / Educação / Educação Continuada Tipo de estudo: Pesquisa qualitativa Idioma: Português Revista: Motriz rev. educ. fís. (Impr.) Assunto da revista: Educação Física / Medicina Esportiva / MEDICINA FISICA E REABILITACAO Ano de publicação: 2010 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil Instituição/País de afiliação: Centro Universitário Monte Serrat/BR / Faculdades Integradas de Santo André- FEFISA/BR
...