Your browser doesn't support javascript.
loading
Psicologia escolar na educação infantil: atuação e prevenção em saúde mental / School psychology in early childhood education: performance and prevention in mental health
Vieira, Viviane; Hansen, Janete; Vieira, Mauro Luis.
Afiliação
  • Vieira, Viviane; Universidade Federal de Santa Catarina. Núcleo de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento Infantil. Florianópolis. BR
  • Hansen, Janete; Universidade Federal de Santa Catarina. Núcleo de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento Infantil. Florianópolis. BR
  • Vieira, Mauro Luis; Universidade Federal de Santa Catarina. Núcleo de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento Infantil. Florianópolis. BR
Barbarói ; (31): 72-92, ago.-dez. 2009.
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-568043
Biblioteca responsável: BR1314.1
RESUMO
A psicologia no contexto escolar sofreu diversas modificações durante sua história. Compreendida somente como ligada á psicometria, hoje a psicologia escolar vem ao encontro da política de prevenção em saúde mental. O psicólogo necessita se inserir no contexto e tornar-se próximo tanto dos profissionais do local como das crianças e de suas famílias. Este artigo relata uma experiência de estágio em psicologia na educação infantil em uma creche em Santa Catarina. Com esse relato objetiva-se enriquecer as práticas da psicologia escolar,especialmente na educação infantil, e transmitir a experiência positiva vivenciada pelas estagiárias. Os focos de intervenção foram diversos, envolvendo a adaptação dos bebês, a prontidão para a alfabetização e os grupos com crianças. Além das ações específicas, também é relatado como foi realizada a inserção no contexto e quais atividades faziam parte da rotina das estagiárias de psicologia. Durante o período do estágio foi possível perceber que a posição do estagiário necessita ser rotineira, colocando-se à disposição das necessidades da instituição e focada na prevenção. As diversas intervenções resultaram em melhoras no relacionamento da creche-família e contribuíram para explicitar o papel do psicólogo no contexto escolar,principalmente relacionado à prevenção em saúde mental.
ABSTRACT
Psychology in the school context has been under several changes during itshistory. Understood only as related to psychometrics, educational psychology today is in favor of the policy of prevention in mental health. The psychologist needs to insert within and become near both local professionals, and children, and their families. This article reports an internship in psychology at childhood education in a nursery in Santa Catarina. With this report aims to enrich the practice of school psychology, especially in early childhood education and forward positive experience experienced by the trainees. Focuses intervention were diverse, involving the adaptation of the babies, the readiness for literacy and groups with children. In addition to specific actions, the insertion in thecontext and what activities were parts of routine of interns in psychology was reported. During the period of probation was possible to understand that the position of the trainee needs to be routine by placing the provisionof institution's needs and focused on prevention. The various interventions resulted in improvements in the relationship of family-care center and contributed to clarify the role ofthe psychologist in the school context, especially related to prevention in mental health.
Assuntos
Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Assunto principal: Educação Infantil / Saúde Mental Idioma: Português Revista: Barbarói Assunto da revista: Psicologia Ano de publicação: 2009 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil Instituição/País de afiliação: Universidade Federal de Santa Catarina/BR
Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Assunto principal: Educação Infantil / Saúde Mental Idioma: Português Revista: Barbarói Assunto da revista: Psicologia Ano de publicação: 2009 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil Instituição/País de afiliação: Universidade Federal de Santa Catarina/BR
...