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Comunicação interpessoal: ensino de algumas habilidades desejadas / Interpersonal communication: teaching of some desired habilities
Ribeirão Preto; s.n; jan. 2010. 141 p. tab.
Tese em Português | LILACS | ID: lil-579381
Biblioteca responsável: BR513.1
Localização: BR513.1
RESUMO
Com o objetivo de favorecer o emprego de habilidades comunicativas por alunos de graduação em enfermagem ao interagir com pacientes portadores de doenças crônico-degenerativas, realizamos um quase experimento onde ministramos um WORKSHOP (10 encontros de 2 horas cada) que incluiu, entre outras atividades, três entrevistas programadas, com o intuito de determinar inicialmente a linha de base de interação dos sujeitos e o efeito do treinamento no emprego de habilidades comunicativas. Seis alunos do terceiro ano de graduação em enfermagem desenvolveram todas as etapas. Adotamos como referencial teórico o Modelo de FORREST (1983), que propõe 9 categorias facilitadoras da comunicação e 9 bloqueadoras. Ao término do WORKSHOP, todos os sujeitos modificaram seu padrão de emissão oral, tanto com relação às categorias facilitadoras como bloqueadoras. Tais alterações não foram estatísticamente significantes, com excessão da subcategoria F1 (questão de abertura), ao aplicarmos o teste de Wilcoxon. Os sujeitos 1, 3, 4, 5 e 6 tiveram, na entrevista três, a melhor performance ao interagirem com pacientes. O sujeito 2 teve melhor desempenho na entrevista 2. Acreditamos que somente cursos com atividade prática, feedback e repetição podem mudar o comportamento dos alunos com relação à comunicação. Cursos eminentemente informativos geralmente atingem o nível cognitivo do aprendiz. É necessário atingí-lo também do ponto de vista afetivo. O Modelo empregado mostrou-se adequado tanto para as atividades de ensino como para a análise das interações.
ABSTRACT
Aiming at helping the utilization of communicative skills by nursing undergraduate students when interacting with patients carriers of chronical-degenerative diseases, we carried through a quasi-experimento in which we organized a WORKSHOP (10 meetings of 2 hours each) including, among other activities, three programmed interviews for the purpose of determining initially the base line of the subjects' interaction and the training effect in the application of communicative skills. The model of FORREST (1983) was adopted as a theoretical reference, which purposes 9 facilitator categories and 9 blocker categories. In the conclusion of the Workshop, the individuals had modified their pattern of oral emission, related to the facilitator and blocker categories. These alterations were not statistically significant, excepting the subcategory F1 (question of opening), when applied the Wilcoxon test. The subjects 1, 3, 4, 5 and 6 had, in the third interview, the best performance interacting with patients. The subject 2 had the best performance in the second interview. We believe that only applied courses, with practical activities, feedback and repetition, are able to change behaviours of undergraduate students related to communication. Informative courses reach the cognitive level of apprenticeship. However, it is necessary to reach it in the affective point of view. The applied Model was appropiate to teaching activities as well as to the analysis of interactions.
Assuntos
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Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Assunto principal: Estudantes de Enfermagem / Enfermagem / Comunicação / Educação em Enfermagem / Relações Interpessoais Tipo de estudo: Estudo prognóstico Limite: Feminino / Humanos / Masculino Idioma: Português Ano de publicação: 2010 Tipo de documento: Tese
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