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Procedimentos de emparelhamento com o modelo e possíveis aplicações na avaliação de habilidades de linguagem / Matching procedures with the model and possible applications in assessment of language skills
Ferrari, Cristiana; Giacheti, Célia Maria; Rose, Júlio C. de.
Afiliação
  • Ferrari, Cristiana; Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília. BR
  • Giacheti, Célia Maria; Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília. BR
  • Rose, Júlio C. de; Universidade Federal de São Carlos. Departamento de Psicologia. São Carlos. BR
Rev. Salusvita (Online) ; 28(1): 85-100, 2009. tab, graf
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-582287
Biblioteca responsável: BR275.1
RESUMO
Procedimentos de emparelhamento com o modelo (ECM) são amplamente empregados na pesquisa experimental de processos comportamentais complexos. Sua utilização na avaliação clínica de habilidades de linguagem, todavia, tem sido pouco explorada. No presente estudo, ilustra-se a aplicação de tarefas de ECM na avaliação de habilidades de reconhecimento auditivo de palavras e nomeação de figuras em um menino com perda auditiva de grau severo. O participante foi submetido a diferentes testes informatizados de reconhecimento auditivo e nomeação, que eram repetidos até que desempenho acurado fosse observado. Em tentativas de reconhecimento apresentava-se como modelo uma palavra ditada e três figuras como alternativas de escolha, uma das quais era definida como correta em presença do modelo. Em tentativas de nomeação, o computador apresentava uma figura com instrução para nomeação...
ABSTRACT
Procedures of matching to sample (ECM) are widely use don experimental studies of complex behavioral processes. Its use in clinical evaluation of language skills, however, has not been explored. This study illustrates the application of ECM tasks in the assessment of skills of auditory recognition of words and naming fi gures in a child with severe hearing loss. The participant was submitted to different computerized tests for auditory recognition and naming, which were repeated until accurate performance was observed. In attempts of recognition it was presented as model a dictated word and three pictures as alternative choices, one of which was defined as correct in the presence of the model In attempts of naming, the computer showed a figure with instruction for naming...
Assuntos
Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Assunto principal: Percepção Auditiva / Comportamento Verbal / Perda Auditiva Limite: Feminino / Humanos / Masculino Idioma: Português Revista: Rev. Salusvita (Online) Assunto da revista: Biologia / Ciˆncia Ano de publicação: 2009 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil Instituição/País de afiliação: Universidade Estadual Paulista/BR / Universidade Federal de São Carlos/BR
Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Assunto principal: Percepção Auditiva / Comportamento Verbal / Perda Auditiva Limite: Feminino / Humanos / Masculino Idioma: Português Revista: Rev. Salusvita (Online) Assunto da revista: Biologia / Ciˆncia Ano de publicação: 2009 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil Instituição/País de afiliação: Universidade Estadual Paulista/BR / Universidade Federal de São Carlos/BR
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