Your browser doesn't support javascript.
loading
Habilidades sociais educativas para mães de crianças com tdah e a inclusão escolar / Educational social skills for mothers of children with ADHD and the school inclusion
Rocha, Margarette Matesco; Del Prette, Zilda Aparecida Perreira.
Afiliação
  • Rocha, Margarette Matesco; Universidade Federal de São Carlos. São Carlos. BR
  • Del Prette, Zilda Aparecida Perreira; Universidade Federal de São Carlos. São Carlos. BR
Psicol. argum ; 28(60): 31-41, jan.-mar. 2010.
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-591080
Biblioteca responsável: BR495.1
RESUMO
Este artigo apresenta o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) como uma categoria da Educação Especial, focalizando as implicações desse transtorno no ambiente escolar e o papel dos pais na parceria família-escola. Destaca as habilidades pessoais e parentais que os pais de crianças com TDAH devem apresentar com vistas a ações educativas mais efetivas,contribuindo para a promoção do desenvolvimento das habilidades sociais e acadêmicas de seus filhos e possibilitando que eles desfrutem as oportunidades sociais e educacionais promovidas pelo ambiente escolar. Essas habilidades representam um conjunto de ações potencialmente eficazes para estabelecer condições, no ambiente familiar, para a modificação do comportamento da criança.Defende a participação da família para a inclusão escolar, mas não lhe imputa a responsabilidade por esse processo, nem reduz o papel dos professores nessa tarefa. Situa a família como componente ativo e essencial à educação (inclusive escolar) dos filhos e a importância da parceria com a escola para enfrentar os desafios impostos à aprendizagem e ao desenvolvimento da criança com TDAH. Além disso, considerando a grande variabilidade na forma e no comportamento individual dessas crianças em vários contextos, defende a promoção de uma abordagem educacional baseada nas necessidades educacionais específicas de cada estudante com TDAH e não na categoria genérica de Educação Especial na qual o indivíduo foi classificado.
ABSTRACT
This essay presents the Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) as a category of the Special Education, focusing on the implications of this disorder in school’s environment and on the role of the parents in the family-school partnership. It highlights the personal and parental skills which the parents of children with ADHD have to present regarding the most effective educational actions, contributing for the promotion of the development of their kids’ social and academic skills and enabling them to enjoy the social and educational opportunities promoted by the school environment. These skills represent a group of potentially effective actions forest ablishing the conditions, in the family environment, for the child’s behavior modification. It defends the family participation for the school inclusion, but doesn’t impose them the responsibility for this process or reduce the teacher’s role on this task. It situates the family as an active component and essential to the kids’ education (school education included) and the importance of the partnership with the school to face the challenges imposed to the learning and the development of the child with ADHD. Furthermore, considering the great variability in the form and in the individual behavior of these children in several contexts, it defends an educational approach based on actual educative need of each student with ADHD and not on the generic category of Special Education in which the individual has been qualified.
Assuntos

Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Assunto principal: Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade / Criança Idioma: Português Revista: Psicol. argum Assunto da revista: Psicologia Ano de publicação: 2010 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil Instituição/País de afiliação: Universidade Federal de São Carlos/BR
Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Assunto principal: Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade / Criança Idioma: Português Revista: Psicol. argum Assunto da revista: Psicologia Ano de publicação: 2010 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil Instituição/País de afiliação: Universidade Federal de São Carlos/BR
...