Your browser doesn't support javascript.
loading
Papo irado: tecnologia de educação popular em saúde com adolescentes / Papo Irado: technology of popular health education with adolescents
Coelho, Manuela de Mendonça Figueirêdo Coelho; Miranda, Karla Corrêa Lima; Bezerra, Sara Taciana Firmino; Guedes, Maria Vilaní Cavalcante; Cabral, Riksberg Leite; Lima, Edna Moraes de.
Afiliação
  • Coelho, Manuela de Mendonça Figueirêdo Coelho; UECE. Fortaleza. BR
  • Miranda, Karla Corrêa Lima; UECE. Fortaleza. BR
  • Bezerra, Sara Taciana Firmino; Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza. Fortaleza. BR
  • Guedes, Maria Vilaní Cavalcante; UECE. Fortaleza. BR
  • Cabral, Riksberg Leite; UECE. Fortaleza. BR
  • Lima, Edna Moraes de; UECE. Maracanaú. BR
Rev. APS ; 14(4)out.-dez. 2011.
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-621419
Biblioteca responsável: BR378.1
RESUMO
Este relato apresenta a experiência da implantação de umaação de Educação Popular em Saúde junto a adolescentes- o ?Papo Irado?, em Maracanaú-CE. Proposta metodológicainterativa de trabalho educativo com adolescentese jovens que promove a articulação de saberes populare científico para reelaborar conhecimentos, habilidades eatitudes em uma perspectiva dialógica. Tem configuraçãode um programa de auditório, realizado trimestralmentecom adolescentes da comunidade, além de profissionaisdos serviços vinculados à Secretaria de Saúde e Secretariade Juventude, além de outros parceiros como escolas ecentros de convivência social. A cada programa, atividadesinterativas são produzidas, destacando-se aquelas quepossibilitam o desprendimento dos jovens para expressarideias e envolvimento com a discussão. Os encontros sãofinalizados com apresentações culturais ao vivo de adolescentesda comunidade, com bandas de pagode, rock,forró, grupos de dança, teatro e recital poesia, de modo avalorizar os talentos e estimular os adolescentes em suasmanifestações culturais. Ao longo dos últimos dois anos,foram realizadas oito edições do programa, alcançandocerca de mil jovens, consolidando a estratégia como tecnologiaeducacional para estimular comportamentos saudáveisatravés do empoderamento dos jovens e do incentivo àparticipação autônoma dos sujeitos no processo educativo.
Assuntos

Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados internacionais Contexto em Saúde: ODS3 - Saúde e Bem-Estar Problema de saúde: Meta 3.8 Atingir a cobertura universal de saúde Base de dados: LILACS Assunto principal: Educação em Saúde / Saúde do Adolescente Idioma: Português Revista: Rev. APS Assunto da revista: Medicina / Prestação de Cuidados de Saúde Ano de publicação: 2011 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil Instituição/País de afiliação: Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza/BR / UECE/BR
Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados internacionais Contexto em Saúde: ODS3 - Saúde e Bem-Estar Problema de saúde: Meta 3.8 Atingir a cobertura universal de saúde Base de dados: LILACS Assunto principal: Educação em Saúde / Saúde do Adolescente Idioma: Português Revista: Rev. APS Assunto da revista: Medicina / Prestação de Cuidados de Saúde Ano de publicação: 2011 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil Instituição/País de afiliação: Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza/BR / UECE/BR
...