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Executive functions and sustained attention: comparison between age groups of19-39 and 40-59 years old / Funções executivas e atenção sustentada: comparação entre adultos de 19-39 e 40-59 anos de idade
Oliveira, Camila Rosa de; Pedron, Ana Cristina; Gurgel, Léia Gonçalves; Reppold, Caroline Tozzi.
Afiliação
  • Oliveira, Camila Rosa de; Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Clinical and Experimental Neuropsychology Research Group. Porto Alegre RS. BR
  • Pedron, Ana Cristina; Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais. Porto Alegre RS. BR
  • Gurgel, Léia Gonçalves; Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Department of Psychology. Porto Alegre RS. BR
  • Reppold, Caroline Tozzi; Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Department of Psychology. Porto Alegre RS. BR
Dement. neuropsychol ; 6(1): 29-34, mar. 2012. tab
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-621581
Biblioteca responsável: BR15.3
ABSTRACT
Few studies involving the cognition of middle-aged adults are available in the international literature, particularly investigating the process of cognitive aging, executive components and attention.

Objectives:

The aim of this study was toinvestigate whether there are differences in performance on neuropsychological tasks of executive functions and sustained attention between two age groups.

Methods:

The sample consisted of 87 adults aged from 19 to 59 years old, divided intotwo groups according to the age variable (younger adults and middle-aged adults). All participants were Brazilian and hadno sensory, psychiatric or neurological disorders; subjects also had no history of alcohol abuse, and no self-reported use ofillicit drugs or antipsychotics. The neuropsychological instruments administered were the Hayling Test, Trail Making Test, BellsTest and verbal fluency tasks.

Results:

Groups showed no significant differences in relation to sociodemographic variables,educational level or frequency of reading and writing habits. The younger adult group performed better than the middle-agedgroup on tasks that involved mainly processing speed, cognitive flexibility and lexical search.

Conclusions:

These findingsserve as a valuable reference for cognitive processing in middle-aged adults, since a large number of comparative studiesfocus only on the younger and later phases of adulthood. Additional studies are needed to investigate possible interactionbetween different factors such as age and education.
RESUMO
Na literatura internacional são escassos os estudos envolvendo a cognição de adultos de meia idade, principalmente quando o objetivo é investigar o processo de envelhecimento cognitivo, de componentes executivos e de atenção.

Objetivos:

Este estudo teve como objetivo verificar se existem diferenças no desempenho em tarefas neuropsicológicas que examinamcomponentes das funções executivas e da atenção sustentada entre dois grupos etários.

Métodos:

A amostra foi constituídade 87 adultos com idades entre 19-59 anos, divididos em dois grupos de acordo com a variável idade (adultos jovens eadultos de idade intermediária). Os participantes eram originalmente brasileiros e não apresentavam desordem sensorial (nãocorrigida), psiquiátrica ou neurológica, além de história de abuso de álcool, drogas ilícitas e antipsicóticos autorrelatadas. Os instrumentos utilizados foram o Teste Hayling, Trail Making Test, Teste de Cancelamento dos Sinos e tarefas de fluênciaverbal.

Resultados:

Os grupos não apresentaram diferenças significativas em relação às variáveis sociodemográficas, alémde elevado nível de escolaridade e alta frequência de hábitos de leitura e escrita. O grupo de adultos jovens apresentoumelhor desempenho do que o grupo de idade intermediária em tarefas que envolviam, principalmente, velocidadede processamento, flexibilidade cognitiva e busca lexical.

Conclusões:

Estes resultados fornecem referências para oprocessamento cognitivo também em adultos de idade intermediária, visto que um grande número de estudos comparativosfoca apenas nas fases inicial e mais avançada da vida adulta. Estudos adicionais são necessários para investigar a possívelinteração entre fatores como idade e educação.
Assuntos

Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Assunto principal: Atenção / Função Executiva / Grupos Etários Limite: Humanos Idioma: Inglês Revista: Dement. neuropsychol Assunto da revista: NEUROCIENCIAS / Neurologia / Psicologia / Psiquiatria Ano de publicação: 2012 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil Instituição/País de afiliação: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/BR / Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre/BR
Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Assunto principal: Atenção / Função Executiva / Grupos Etários Limite: Humanos Idioma: Inglês Revista: Dement. neuropsychol Assunto da revista: NEUROCIENCIAS / Neurologia / Psicologia / Psiquiatria Ano de publicação: 2012 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil Instituição/País de afiliação: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/BR / Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre/BR
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