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Conhecimentos, habilidades e atitudes sobre a gestão dos formados de enfermagem de uma universidade pública brasileira / Conocimientos, habilidades y actitudes sobre la gestión de los egresados de enfermería de una universidad pública brasileña / Knowledge, skills, and attitudes towards management of nursing graduates of a Brazilian public university
Almeida, Maria de Lourdes de; Peres, Aida Maris.
Afiliação
  • Almeida, Maria de Lourdes de; Universidade Federal do Paraná. BR
  • Peres, Aida Maris; Universidade Federal do Paraná. Departamento de Enfermagem. BR
Invest. educ. enferm ; 30(1): 66-76, mar. 15, 2012. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF - Enfermagem | ID: lil-638909
Biblioteca responsável: CO103.1
RESUMO
Objetivo. Identificar nos formados de uma universidade pública brasileira os conhecimentos, habilidades e atitudes aprendidos durante a formação para a gestão em enfermagem. Metodologia.Investigação de tipo transversal realizada em 2010 na que participaram 37 formados do programa de enfermagem. Utilizouse um questionário para a tomada de informação que incluiu variáveis socioeconômicas e de conhecimentos, habilidades e atitudes relacionadas com as matérias de gestão recebidas durante a formação de pré-graduação; estas últimas variáveis foram medidas com perguntas com opções de resposta tipo Likert. Os dados foram processados e analisados em Excel. Resultados.os recém formados manifestam ter suficientes conhecimentos, consideram-se hábeis e com atitudes favoráveis no área de gestão; em mudança os formados com maior experiência trabalhista, ainda que consideram que têm suficiente conhecimento, sua habilidade é média e reportam uma atitude desfavorável para a gestão. Conclusão. Os conhecimentos, atitudes e habilidades do recém formado para a gestão são diferentes ao de maior experiência profissional. A prática profissional poderia fazer mudar a percepção dos enfermeiros frente à gestão.
RESUMEN
Objetivo. Identificar en los egresados de una universidad pública brasileña, los conocimientos, habilidades y actitudes aprendidos durante la formación para la gestión en enfermería. Métodología. Investigación de tipo transversal realizada en 2010 en la que participaron 37 egresados del programa de enfermería. Se utilizó un cuestionario para la toma de información que incluyó variables socioeconómicas y de conocimientos, habilidades y actitudes relacionadas con las asignaturas de gestión recibidas durante la formación de pregrado. Estas últimas variables fueron medidas con preguntas con opciones de respuesta tipo Likert. Los datos fueron procesados y analizados en Excel. Resultados. Los recién egresados manifiestan tener suficientes conocimientos, se consideran hábiles y con actitudes favorables en el área de gestión; por el contrario, los egresados con mayor experiencia laboral, aunque consideran que tienen suficiente conocimiento, su habilidad es media y reportan una actitud desfavorable hacia la gestión. Conclusión. Los conocimientos, actitudes y habilidades del recién egresado hacia la gestión son diferentes de quien tiene mayor experiencia profesional. La práctica profesional podría hacer cambiar la percepción de los enfermeros frente a la gestión.
ABSTRACT
Objective. To identify knowledge, skills and attitudes in nursing management, learned during education, in graduates of a Brazilian public university. Methodology. Cross sectional study carried out in 2010. 37 graduates of the nursing program participated. A questionnaire was used to get the information, which included socio-economical and knowledge variables, skills and attitudes linked to management subjects studied during undergraduate education. The latter variables were measured with questions Likert like answers. Data were processed and analyzed in Excel. Results. Recent graduates manifested having enough knowledge, they consider themselves skillful and with favorable attitudes in the management field. Graduates with higher job experience, even though they consider they have enough knowledge, their skills are half and they report an unfavorable attitude towards management. Conclusion. Knowledge, attitudes, and abilities of recent graduates towards management are different to the ones with higher professional experience. Professional practice could change the perception nurses have towards management.
Assuntos

Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: BDENF - Enfermagem / LILACS Assunto principal: Organização e Administração / Competência Profissional / Atitude / Educação Baseada em Competências / Educação em Enfermagem Tipo de estudo: Estudo observacional / Estudo prognóstico Limite: Humanos País/Região como assunto: América do Sul / Brasil Idioma: Português Revista: Invest. educ. enferm Assunto da revista: Educação / Enfermagem Ano de publicação: 2012 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil Instituição/País de afiliação: Universidade Federal do Paraná/BR
Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: BDENF - Enfermagem / LILACS Assunto principal: Organização e Administração / Competência Profissional / Atitude / Educação Baseada em Competências / Educação em Enfermagem Tipo de estudo: Estudo observacional / Estudo prognóstico Limite: Humanos País/Região como assunto: América do Sul / Brasil Idioma: Português Revista: Invest. educ. enferm Assunto da revista: Educação / Enfermagem Ano de publicação: 2012 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil Instituição/País de afiliação: Universidade Federal do Paraná/BR
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