Your browser doesn't support javascript.
loading
Infecção cervical complicada com mediastinite descendente necrosante: análise de 25 casos / Descending necrotizing mediastinitis: analysis of 25 cases
Baba Suehara, Alexandre; Siggia Gonçalves, Maria Beatriz; Rimoli Esteves, Augusto; Tupinambá Bertelli, Antonio Augusto; Gonçalves, Antonio José; Kikuchi, William; Benedito Menezes, Marcelo.
Afiliação
  • Baba Suehara, Alexandre; Mestrado. Assistente da Disciplina de Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Santa Casa de São Paulo..
  • Siggia Gonçalves, Maria Beatriz; Acadêmica do segundo ano de Medicina. Grupo acadêmico de Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Santa Casa de São Paulo.
  • Rimoli Esteves, Augusto; Acadêmica do segundo ano de Medicina. Grupo acadêmico de Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Santa Casa de São Paulo.
  • Tupinambá Bertelli, Antonio Augusto; Mestrado. Assistente da Disciplina de Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Santa Casa de São Paulo..
  • Gonçalves, Antonio José; Livre-docente pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Diretor do Departamento de Cirurgia da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo..
  • Kikuchi, William; Médico Residente do 1o Ano de Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo..
  • Benedito Menezes, Marcelo; Doutor pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Chefe da Disciplina de Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo..
Artigo em Português | LILACS-Express | LILACS | ID: lil-639233
Biblioteca responsável: BR1.1
RESUMO
As infecções cervicais profundas são afecções de origembacteriana que acometem os espaços cervicais profundos.Apesar de sua ocorrência pouco comum, constituem quadrosgraves que, se não forem tratados pronta e adequadamente,podem determinar a morte. Essas infecções podem apresentaruma evolução rápida para uma complicação muito temível,a mediastinite descendente necrosante, associada com umaalta morbidade e mortalidade. Apresentamos uma série de 47casos de mediastinite descendente necrosante tratados pelaDisciplina de Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Irmandade daSanta Casa de Misericórdia de São Paulo no período de 1997 a2010. A toracotomia esteve associada a uma melhor sobrevidados doentes onde 68% sobreviveram à infecção (p=0,024). Apneumonia e a insuficiência respiratória estiveram associadas amaior letalidade da mediastinite.

Buscar no Google
Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Idioma: Português Revista: Rev. bras. cir. cabeça pescoço Ano de publicação: 2011 Tipo de documento: Artigo
Buscar no Google
Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Idioma: Português Revista: Rev. bras. cir. cabeça pescoço Ano de publicação: 2011 Tipo de documento: Artigo
...