Your browser doesn't support javascript.
loading
Relevance y level of application of management competencies in nursing / Relevancia y nivel de aplicación de las competencias degestión en enfermería / Relevância e nível de aplicação das concorrências de gestão em enfermagem
Ángel Jiménez, Gloria María; Lopera Arrubla, Claudia Patricia.
Afiliação
  • Ángel Jiménez, Gloria María; Universidad Pontificia Bolivariana. Medellín. CO
  • Lopera Arrubla, Claudia Patricia; Universidad de Antioquia. Medellín. CO
Invest. educ. enferm ; 31(1): 8-19, Mar. 2013. tab
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF - Enfermagem | ID: lil-673516
Biblioteca responsável: CO103.1
ABSTRACT
Objective. The study sought to identify the relevance and level of application of the main management competencies in nursing. Methodology. Study contains qualitative and quantitative components with a descriptive approach. We took as categories of the study the relevance and application of management competencies and curricular strategies for their formation. A survey was applied to a convenience sampling of 140 individuals from the nursing faculties involved and from different levels of healthcare in the city of Medellín and its Metropolitan Area; lastly, a semi-structured interview was made of six experts from the university educational sector in Medellín. Results. The most relevant generic competencies were leadership (81.4%), team work (75.0%), effective communication (55.7%); while the specific competencies highlighted quality management of personnel and care. Innovation and creativity competencies (19.3%), strategic thought (17.1%), and adaptability or flexibility (10.0%) obtained lower frequencies. The level of application of specific competencies, according to components of strategic management, programs and projects, quality, human talent, and caretaking of individuals was above 90%. Conclusion. The management competencies identified were relevant and of high applicability for the people consulted. The complexity paradigm as central axis may contribute to their formation.
RESUMEN
Objetivo. Identificar la relevancia y el nivel de aplicación de las principales competencias de gestión en Enfermería. Metodología. Estudio con componentes cualitativo y cuantitativo con enfoque descriptivo. Se tomaron como categorías de estudio la relevancia y aplicación de las competencias de gestión y estrategias curriculares para su formación. Se empleó una encuesta que fue aplicada a una muestra a conveniencia de 140 personas, procedentes de las facultades de Enfermería involucradas y de los diferentes niveles de atención en salud de Medellín y Área Metropolitana; por último, se hizo entrevista semiestructurada a seis expertos del sector educativo universitario de Medellín. Resultados. Las competencias genéricas más relevantes fueron liderazgo (81.4%), trabajo en equipo (75.0%), comunicación efectiva (55.7%); mientras que en las específicas se destacaron la gestión de la calidad, del personal y del cuidado. Las competencias innovación y creatividad (19.3%), pensamiento estratégico (17.1%) y adaptabilidad o flexibilidad (10.0%) obtuvieron frecuencias menores. El nivel de aplicación de las competencias específicas según los componentes de gestión estratégica, de programas y proyectos, de la calidad, talento humano y de cuidado de las personas fue superior al 90%. Conclusión. Las competencias de gestión identificadas fueron relevantes y de alta aplicabilidad para las personas consultadas. El paradigma de la complejidad como eje central puede contribuir a su formación.
RESUMO
Objetivo. Identificar relevância e o nível de aplicação das principais concorrências de gestão em Enfermagem. Metodologia. Estudo com componentes qualitativo e quantitativo com enfoque descritivo. Tomaram-se como categorias de estudo a relevância e aplicação das concorrências de gestão e estratégias curriculares para sua formação. Empregou-se uma enquete que foi aplicada a uma mostra a conveniência de 140 pessoas, procedentes das faculdades de Enfermagem envolvidas e dos diferentes níveis de atendimento de saúde de Medellín e a Área Metropolitana; e se fez entrevista semiestruturada a seis experientes do setor educativo universitário de Medellín. Resultados. As concorrências genéricas mais relevantes foram liderança (81.4%), trabalho em equipe (75.0%), comunicação efetiva (55.7%); enquanto nas específicas se destacaram a gestão da qualidade, do pessoal e do cuidado. As concorrências, inovação e criatividade (19.3%), pensamento estratégico (17.1%) e adaptabilidade ou flexibilidade (10.0%) obtiveram frequências menores. O nível de aplicação das concorrências específicas segundo os componentes de gestão estratégica, de programas e projeto, da qualidade, talento humano e de cuidado das pessoas foi alto. A formação em concorrências implica estratégias pedagógicas contextualizadas, integradoras, conformes com a complexidade do conceito. Conclusão. As concorrências de gestão identificadas foram relevantes e de alta aplicabilidade para as pessoas conferidas. O paradigma da complexidade como eixo central pode contribuir a sua formação.
Assuntos

Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: BDENF - Enfermagem / LILACS Assunto principal: Organização e Administração / Educação Baseada em Competências / Educação em Enfermagem Tipo de estudo: Pesquisa qualitativa Limite: Humanos Idioma: Inglês Revista: Invest. educ. enferm Assunto da revista: Educação / Enfermagem Ano de publicação: 2013 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Colômbia Instituição/País de afiliação: Universidad Pontificia Bolivariana/CO / Universidad de Antioquia/CO
Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: BDENF - Enfermagem / LILACS Assunto principal: Organização e Administração / Educação Baseada em Competências / Educação em Enfermagem Tipo de estudo: Pesquisa qualitativa Limite: Humanos Idioma: Inglês Revista: Invest. educ. enferm Assunto da revista: Educação / Enfermagem Ano de publicação: 2013 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Colômbia Instituição/País de afiliação: Universidad Pontificia Bolivariana/CO / Universidad de Antioquia/CO
...