Base de dados : LILACS
Pesquisa : 87995 [Identificador único]
Referências encontradas : 1 [refinar]
Mostrando: 1 .. 1   no formato [Detalhado]

página 1 de 1

  1 / 1 LILACS  
             
seleciona
para imprimir
Fotocópia
ATIK, Edmar
experimentalDocumentos relacionados
Id: 87995
Autor: Bhering, Maria Aparecida; Atik, Edmar; Iwahashi, Eliza Rumiko; Albuquerque, Angela M. T; Aielo, Vera D; Marcial, Miguel Barbero; Rati, Miguel; Ribeiro, Israel Gomes; Ebaid, Munir.
Título: Síndrome de hipoplasia do coraçäo esquerdo: avaliaçäo clínica de 40 casos / Hypoplastic left heart syndrome. Clinical evaluation of 40 patients
Fonte: Arq. bras. cardiol;55(1):9-12, jul. 1990. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Estudar a síndrome de hipoplasia do coraçäo esquerdo (SHCE), enfatizando aspectos clínicos e conduta terapêutica. Quarenta pacientes, 24 do sexo masculino, com idades entre um e 120 (média seis) dias. O diagnóstico foi baseado no quadro clínico, eletrocardiograma. Oito pacientes foram submetidos a caterismo cardíaco. Em 21 casos houve confirmaçäo por estudo necroscópico. Vinte e dois (55%) pacientes evoluiram para o óbito apesar das medidas clínicas instituídas. Em 16 (40%) realizou-se cirurgia paliativa, técnica de Norwood em 14 e bandagem do tronco pulmonar com interposiçäo de tubo de dacron entre este e o tronco braquiocefálico em dois. Dos pacientes submetidos a cirurgia de Norwood, três tiveram resultados imediatos favoráveis. Os pacientes submetidos ao outro procedimento citado, faleceram nos 12§ e 30§ dias de pós-operatório, em conseqüência de infecçäo. A SHCE é cardiopatia grave, com insuficiência cardíaca de manifestaçäo precoce (geralmente na primeira semana de vida) e de evoluçäo inexorável para o óbito quando se utilizam apenas as medidas clínicas habituais. O sucesso das técnicas cirúrgicas paliativas depende basicamente do diagnóstico precoce e do manuseio clínico adequado (AU)
Descritores: Ventrículos do Coração/anormalidades
Aorta/anormalidades
-Eletrocardiografia
Ecocardiografia Doppler
Síndrome
Septos Cardíacos/cirurgia
Assistência Paliativa
Prognóstico
Ventrículos do Coração/ultrassonografia
Aorta/ultrassonografia
Limites: Recém-Nascido
Lactente
Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1.1 - BIREME



página 1 de 1
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde