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Traços de ansiedade entre estudantes de medicina / Anxiety traits among medical students
Baldassin, Sergio Pedro; Martins, Lourdes Conceição; Andrade, Arthur Guerra de.
Afiliação
  • Baldassin, Sergio Pedro; Faculdade de Medicina do ABC. Disciplina de Psiquiatria. BR
  • Martins, Lourdes Conceição; Faculdade de Medicina do ABC. Disciplina de Saúde Coletiva. BR
  • Andrade, Arthur Guerra de; Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Disciplina de psiquiatria. BR
Arq. méd. ABC ; 31(1): 27-31, jan.-jun. 2006. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-457920
Biblioteca responsável: BR1342.1
RESUMO

Objetivo:

Avaliar traços de ansiedade entre estudantes de Medicina.

Método:

Aplicação do Inventário de Ansiedade Traço a todos os 603 estudantes matriculados no curso médico da Faculdade de Medicina do ABC em 2001.

Resultados:

80% (481) dos estudantes das seis séries responderam ao questionário, sendo que 20,1% marcaram mais de 49 pontos, sugerindo a ocorrência de traços de ansiedade alta e 79,9% marcaram entre 33 e 49 pontos sugerindo ansiedade média. Nenhum estudante marcou menos que 33 pontos (traços de ansiedade leve). O maior percentual de traço de ansiedade alta foi encontrado no sexto ano (26,8%) e o menor no terceiro ano (11.6%).

Conclusões:

O curso médico parece estar associado ao desenvolvimento de quadros ansiosos nos estudantes de Medicina. Maiores taxas de sintomatologia ansiosa foram encontradas no início do curso, sugerindo dificuldades na adaptação de novos métodos de ensino, assim como no quarto ano que antecede o internato e no sexto ano quando surgem, após uma “ilha de calmaria” no terceiro ano, as provas de residência. A existência de programas que possam identificar – e tratar – esses alunos, precocemente, é fundamental para o aprimoramento de futuros médicos.
ABSTRACT
Objetive To evaluate the presence and intensity of anxiety traits among medical students.

Method:

The Spielberger TraitAnxiety Inventory was applied to 603 regularly matriculated students at ABC Medical School, Sao Paulo, Brazil.

Results:

86.9% (524) of all six grades students answered the Inventory,20.1% had scored 49 or more anxiety-traits symptoms, suggesting a high level of a anxiety traits and 79.9% scoredbetween 33 and 49 points suggesting a moderated level of anxiety traits. None of students scored mild level of anxietytraits. The highest frequency scores of high level anxiety occurred during the sixth grade (26.8%) and the lesser in the third grade (11.6%).

Conclusions:

The medical course seems to be associated with the development of anxiety diseases. Higher scores of anxiety symptoms were found at first and last grades suggesting adaptive problems in the beginning (confronting new teaching methods) and the ending (more intensive patients contact) of the course when the residency evaluations are coming, but both are separated for “peace interval” at third grade. The need of programs to identify and to take care of these students is deeply important to a good performance of the future doctors.
Assuntos
Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Assunto principal: Ansiedade / Estresse Psicológico / Estudantes de Medicina / Saúde Mental Tipo de estudo: Estudo prognóstico Limite: Adolescente / Adulto / Feminino / Humanos / Masculino Idioma: Português Revista: Arq. méd. ABC Assunto da revista: Medicina Ano de publicação: 2006 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil Instituição/País de afiliação: Faculdade de Medicina do ABC/BR / Universidade de São Paulo/BR
Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Assunto principal: Ansiedade / Estresse Psicológico / Estudantes de Medicina / Saúde Mental Tipo de estudo: Estudo prognóstico Limite: Adolescente / Adulto / Feminino / Humanos / Masculino Idioma: Português Revista: Arq. méd. ABC Assunto da revista: Medicina Ano de publicação: 2006 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil Instituição/País de afiliação: Faculdade de Medicina do ABC/BR / Universidade de São Paulo/BR
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